sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Número de migrantes duplicou em 10 anos

Em 2019 registam-se pelo menos 272 milhões de migrantes no mundo, o que representa 3,5% da população mundial.
Migrantes na ilha de Lesbos, Outubro de 2019.
Dos 68,5 milhões de pessoas foram forçadas a deixar as suas casas por causa de conflitos, perseguições ou violência, 25,4 milhões são refugiadas, 40 milhões estão deslocadas internamente nos próprios países e 3,1 milhões pediram asilo político e metade das pessoas refugiadas são crianças.
No ano passado Miguel Duarte foi acusado de auxílio à imigração ilegal. O activista português membro do colectivo Hub (Humans before Borders) continua à espera que saia uma acusação formal.
A 18 de Dezembro, O secretário-geral das nações unidas alertou para o facto de existirem narrativas “prejudiciais e falsas” sobre o tema.
Este mês, as Nações Unidas organizaram a primeira edição do Fórum Global para Refugiados. 770 promessas foram feitas para garantir maiores compromissos de inclusão dos refugiados e das comunidades em que vivem.
Em 2019 a encenadora Christiane Jathay voltou a revisar a “Odisseia” de Homero, uma ficção com mais de três mil anos, para contar mais sobre o mundo no qual vivemos. Na peça "agora que demora", a segunda peça sobre a temática do exílio e migrações, Christiane Jatahy cria um espetáculo poético e político onde mistura cinema e teatro através testemunhos reais de refugiados.
Todas as prioridades nacionais em questões de migração são mais facilmente alcançadas através da cooperação internacional. Todos os migrantes têm direito à mesma proteção de todos os direitos humanos. Esses princípios estão consagrados no pacto Global para Migrações Segura, Ordenada e Regular.
No entanto, ouvimos muitas vezes narrativas sobre migrantes que são prejudiciais e falsas. E muitas vezes somos testemunhas de migrantes que enfrentam dificuldades indescritíveis como resultado de políticas pautas pelo medo mais do que por fatos.
RFI
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário