quarta-feira, 29 de março de 2017

Missão Paz: Trabalho escravo e migração em debate no “Diálogos no CEM”




Trabalho escravo e migrações foi o tema do 1º Diálogos no CEM/2017, e que contou com a participação da Dra. Tatiana Simontti, Procuradora do Trabalho junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), e do Dr. Renato Bignami, Auditor Fiscal do Trabalho junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Eles apontaram que o Plano de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo no Brasil - PPCTE serve de referência para muitos países que também lidam com a perversa e triste realidade da escravidão moderna. Porém, destacaram que há inúmeras dificuldades para colocar o referido Plano em ação no Brasil.

Há um déficit de 1000 profissionais (Auditores do Trabalho, Procuradores do Trabalho) que possam atender às demandas apresentadas por trabalhadores e movimentos populares que denunciam os crimes de trabalho escravo. Além disso, o Estado “parece” dizer uma coisa através do PPCTE e, na prática, faz outra bem diferente. O Brasil é um dos principais países que mais geram postos de trabalho precário no mundo.

Ainda falaram sobre os setores de atividades, o perfil das empresas escravagistas de hoje e o perfil dos trabalhadores escravizados, sendo que os migrantes nacionais e internacionais formam a maioria entre eles.

A efetiva prevenção e combate ao trabalho escravo no Brasil têm, entre outros, o desafio de fortalecer e ampliar as instâncias de denúncia, fiscalização e punição às empresas que cometem o crime do trabalho escravo.

Tatiana Simonetti e Renato Bignami ainda apresentaram várias estatísticas e responderam perguntas sobre a recente aprovação, pela Câmara de deputados, do Projeto de Lei que permite a ampla terceirização das atividades laborais, inclusive das atividades fins. 
Cerca de 50 pessoas, de diferentes nacionalidades, participaram presencialmente do 1º Diálogos no CEM/2017, e mais de mil pessoas visualizaram o evento pelo Facebook da Missão Paz. O vídeo do Diálogos no CEM está disponível no Facebook da Missão Paz. A Web Rádio Migrantes em Espanhol também transmitiu, ao vivo, o Diálogos no CEM.

O próximo Diálogos no CEM será realizado no dia 26 de abril/2017, às 14h00, na Missão Paz. Terá como tema “Religião e migração”, com enfoque nas formas de organização social, acolhida institucional e pentecostalismo entre os imigrantes haitianos.

Missão Paz 

Fotos :Miguel Ahumada

www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário