terça-feira, 14 de março de 2017

Debate sobre migração e desenvolvimento humano integral

Realiza-se em Bruxelas, na Bélgica, no próximo dia 23, o encontro sobre “Migração e desenvolvimento humano integral”, promovido pela Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (Comece), por ocasião dos cinquenta anos de publicação da Encíclica social Populorum progressio, do Papa Paulo VI.
“Explorar o que as políticas sobre migração e asilo político devem levar em consideração a fim de tutelar os direitos humanos e ajudar os países subdesenvolvidos em seu crescimento integral.”

Este é o objetivo do debate que recordará a encíclica que colocou o “desenvolvimento dos povos no centro da questão da justiça social” e abordou o tema da migração como “dever de dar hospitalidade”, mas também como dever de “permitir às pessoas de permanecerem com dignidade em seus países”.

O encontro contará com a participação dos relatores: o jesuíta Grégoire Catta do Centro Sèvres, de Paris, que falará sobre o significado da Populorum progressio para o mundo de hoje; Annabelle Roig Granjon membro do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, sobre as respostas à migração forçada, e José Luis Bazan da Comece sobre o direito de não migrar no contexto do direito ao desenvolvimento.

Os trabalhos serão abertos pelo Secretário-geral da Comece, Pe. Olivier Poquillon, e o encerramento será feito por José Ignácio  Garcia do Serviço Jesuíta para Refugiados.
De 29 a 31 deste mês, em Bruxelas, os trinta bispos membros da Comece se reunirão na plenária que marcará o início da reflexão em vista do congresso “Repensar a Europa: a contribuição do cristão para o futuro da União Europeia” que se realizará, em Roma, de 27 a 29 de outubro deste ano. 
Radio Vaticano
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário