sábado, 4 de março de 2017

Haitianos abandonados em Manaus foram realocados em voos da Gol, TAM e Azul

A maior parte do grupo de 52 haitianos abandonados em Manaus pela companhia aérea Insel Air foram realocados  em voos da Gol, TAM e Azul, com destino a várias cidades brasileiras; outra parte deles seguiu no início da madrugada deste sábado (4). Todos conseguiram ser realocados para voos de companhias nacionais após acordo feito entre as empresas, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Procon Amazonas.
A informação foi confirmada pela diretora do Procon Amazonas, Rosely Fernandes. “Após um acordo feito com todas as companhias aéreas e com a Infraero, definimos que todos os haitianos vão seguir para seus destinos”, disse. Dos 52 haitianos deixados em Manaus pela Insel Air, 34 já conseguiram embarcar ainda nesta tarde. Outros 12 vão viajar na noite desta sexta (3) e outros 6 seguem viagem somente na madrugada de sábado (4).
Antes do acordo entre as empresas, a Infraero e o Procon, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) havia anunciado que todos os estrangeiros receberiam ajuda do Governo do Estado com acolhimento em três abrigos em Manaus, como medida emergencial, incluindo alimentação, higiene e limpeza. Enquanto esperavam pelos novos voos, eles foram atendidos nos abrigos.
Inicialmente, 152 haitianos foram abandonados nesta semana pela Insel Air no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após perderem voos de conexão para outras cidades brasileiras devido problemas da companhia, segundo informou a diretora do Procon Rosely Fernandes. Destes, 100 deles conseguiram comprar novos bilhetes e seguiram viagem por conta própria e 52 foram negligenciados e ficaram a mercê na cidade sem ter o que fazer.
Histórico de problemas
A companhia Insel Air, que tem a ilha caribenha de Curaçao como base, atrasou por semanas a saída de vários passageiros do Haiti, fazendo com que eles ficassem sem passagem para seguir viagem. Muitos dos passageiros sequer falam português e têm imensa dificuldade de comunicação com os funcionários do aeroporto.
 Insel Air começou a operar em Manaus em 2015, iniciando com a rota para Aruba e depois, em julho do mesmo ano, oferecendo os voos para Curaçao. Desde o ano passado, no entanto, os problemas enfrentados pelos passageiros da empresa são recorrentes. Muitos cancelamentos vem sendo registrados, tanto saindo de Manaus quanto saindo de Curaçao, o principal “hub” -  base para os voos - da companhia. 
A situação levou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a oficiar a empresa para que ela preste esclarecimentos a respeito dos motivos dos problemas. A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) também procurou a empresa, e segundo a diretora-presidente do órgão, Oreni Braga, a posição oficial da Insel é que ela está em fase de venda para a Avianca, que deve assumir seus voos.
A Critica 
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário