sábado, 9 de abril de 2016

Refugiados que vivem em Brasília recebem bicicletas no Dia das Boas Ações

Neste domingo (10/04), o Dia das Boas Ações será especial para um grupo de refugiados que vivem em Brasília e em outras cidades do Distrito Federal. Por meio da ONG Rodas da Paz, 40 bicicletas reformadas serão doadas a refugiados adultos e crianças (homens e mulheres) de diferentes nacionalidades que escolheram a capital brasileira como local para reconstruir suas vidas, longe de guerras, conflitos e perseguições.

A doação acontecerá Parque Ana Lídia (no Estacionamento 12 do Parque da Cidade), dentro da programação do Dia das Boas Ações 2016. A iniciativa tem o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH).

O Dia das Boas Ações (Good Deeds Day, em inglês) é uma iniciativa da ONG israelense Ruach Tova, iniciada em 2007 e que, desde então, reúne milhões de pessoas e milhares de organizações e empresas ao redor do mundo para fazer o bem. No Brasil, a realização do Dia das Boas Ações está a cargo da Atados, uma rede social de voluntariado que funciona como um facilitador entre empresas, indivíduos e organizações interessadas em apoiar projetos que precisam de apoio, seja na forma de voluntários ou financeiramente.

Antes esquecidas, as bicicletas que serão doadas farão parte da vida dos refugiados, seja para o deslocamento ao trabalho ou mesmo para atividades de lazer e prática de esporte, propiciando um modo de vida mais saudável, limpo e sustentável.

A disseminação do uso da bicicleta é uma das principais atividades da ONG Rodas da Paz, que desde 2003 (ano de sua fundação) promove ações para a conscientização em prol de um trânsito seguro para todos, com especial atenção para os usuários da bicicleta. Entre suas ações estão o recolhimento, reforma e distribuição de bicicletas que não estejam mais sendo usadas por seus proprietários.

A doação deste domingo reflete o espírito do Dia das Boas Ações: qualquer pessoa pode se voluntariar e fazer uma boa ação, seja ela pequena ou grande, para melhorar as vidas dos outros e impactar positivamente o mundo.

Está é a segunda vez que a Rodas da Paz promove a doação de bicicletas a refugiados que vivem no Distrito Federal. Em 2012, foi feita uma doação durante o passeio ciclístico promovido todo ano pela ONG. A atividade também foi realizada em parceria com o IMDH - é uma entidade social sem fins lucrativos que promove o reconhecimento da cidadania plena de migrantes e refugiados, atuando na defesa de seus direitos, na assistência sócio-jurídica e humanitária e em sua inclusão nas políticas públicas.

Doação de bicicletas reformadas para refugiados no Dia das Boas Ações

- Data: dia 10 de abril de 2016
- Horário: 10hs
- Local: Parque Ana Lídia - Estacionamento 12 do Parque da Cidade - Brasília/D


Acnur
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário