Foto: Bruno Zulian
O VI Simpósio Internacional e XIV Fórum de Estudos Ítalo-brasileiro, que começou nesta segunda-feira, dia 17, no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul, contou com a palestra da pesquisadora italiana Donattela Strangio sobre o tema 150 Anos da Imigração Italiana no Brasil: Teorias, Causas e o Papel da Transmissão de Saberes.
Donatella faz parte do Departamento de Métodos e Modelos para a Economia, o Território e as Finanças da Università de La Sapienza di Roma. Dedicado a estudar o fenômeno da imigração italiana para o mundo, o grupo procura analisar aspectos específicos, como o econômico e, principalmente, a transmissão do conhecimento. “As imigrações não dizem respeito somente ao trabalho e ao salário, mas também à circulação do saber, as competências e os patrimônios culturais. Essas teorias não se excluem e, em muitos casos, se combinam. No caso da imigração italiana para o Brasil, é possível observar como muitos desses elementos interagem”, explica.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, relembrou a tradição da Universidade em realizar este evento periodicamente desde 1975. Transcorridos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes, ele reforça a importância de dar continuidade aos estudos sobre a temática. “Precisamos ampliar a nossa visão, mesmo tendo passado um século e meio do ponto inicial. A imigração seguiu acontecendo, é um processo com matizes e motivações diversas”.
O coordenador do evento e do Programa em Pós-Graduação em História da UCS, Roberto Radünz, enalteceu a importância do Fórum para o aprofundamento do estudo migratório italiano. “A Universidade reafirma esse compromisso e amplia suas fronteiras ao fortalecer a dimensão internacional, reunindo especialistas de diferentes países e estabelecendo pontes que enriquecem nossa compreensão da história transnacional da imigração”.
Entre os destaques foi o lançamento do livro Cultura e migrações: traços de uma vida bem vivida, organizado pelos professores Evaldo Kuiava e Idalgo Sangalli.
https://www.ucs.br/site
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário