O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) recebeu, no domingo (23), o Prêmio de Comunicação Dom Hélder Câmara, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na categoria Trabalhos jornalísticos publicados em sites. Assinada por Monalisa Coelho, a matéria vencedora foi Vínculo de trabalho permite que migrantes e refugiados se integrem à sociedade brasileira.
A reportagem conta a trajetória do beninense Abdoul Razack, que chegou ao Brasil por meio de um convênio de graduação do Governo Federal e consolidou sua formação acadêmica e profissional no país. A publicação acompanha o percurso de Abdoul desde 2014, com a sua graduação em Economia, especialização em Demografia e participação em projetos de extensão e ações culturais voltadas para a comunidade migrante. Todas essas experiências e oportunidades fizeram com que ele se tornasse um multiplicador de ações para a integração de migrantes e refugiados à sociedade.
O texto também mostra o trabalho do SJMR neste processo de regularização migratória. Em 2022, o serviço jesuíta encaminhou Abdoul para uma vaga em um escritório de advocacia em Belo Horizonte (MG) e conduziu o pedido de autorização de residência.
https://jesuitasbrasil.org.br/
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário