sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Festival de Música do Migrante reúne atrações musicais e feira de artesanato neste sábado (31)

 

Rapper angolano Kizua Trindade é uma das atrações do Musicante. Foto: Divulgação/Instituto Koinós

No próximo sábado (31), acontece o III Musicante – Festival de Música do Migrante. A atividade, dedicada à integração de migrantes de diversas nacionalidades, está programada para às 14h no Centro de Eventos Barros Cassal, em Porto Alegre. A entrada é gratuita.

Iniciativa do Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às migrações (CIBAI Migrações) em parceria com o Instituto Koinós, o evento tem direção artística e produção do músico e compositor gaúcho Santiago Neto. “A cultura exerce um papel fundamental no acolhimento e na inclusão dos migrantes no estado. Ao permitir que os migrantes compartilhem suas músicas, danças e outras manifestações culturais, a sociedade local é exposta a diferentes perspectivas e valores, o que favorece a construção de um ambiente mais inclusivo e diverso”, afirma o produtor.

O festival teve sua primeira edição em 2022 como Show de Talentos, numa iniciativa de integração sociocultural em alusão à Semana do Migrante. A partir de 2023, passou a ocorrer em conjunto com a Migrarte, uma iniciativa de exposição e venda de produtos de empreendedores migrantes e refugiados. Será apresentando o trabalho de mais de 10 migrantes e brasileiros artesãos e empreendedores que produzem peças exclusivas. A programação desta terceira edição do Musicante conta ainda com uma série de oficinas e ensaios técnicos para as apresentações musicais.

O evento também conta com transmissão online via Youtube (os comentários serão transmitidos no telão) e votação pelo público que vai eleger o intérprete de música mais popular em cada categoria (infantil, infanto juvenil e adulto).

“Esses eventos são importantes para criar um sentimento de pertencimento nos migrantes, ajudando-os a se integrarem de maneira mais harmoniosa à nova sociedade. Eles também possibilitam que os gaúchos conheçam e respeitem a diversidade cultural, promovendo o diálogo intercultural e combatendo preconceitos”, defende Santiago.

Entre as atrações, está o rapper angolano Kizua Trindade, que nasceu nos anos finais da guerra civil de Angola e veio estudar no Brasil em 2012. Além do Rap, seu estilo musical mescla Kuduro, Afro-house, Semba e Kizomba. O trabalho de Kizua já chamou atenção de artistas como Negra Jaque, Cachola, Dj Abu, Rafa Rafuagi, Dj Abú, Dj Anderson e Tonho Croco da Banda Ultramen, Paulo Dioniso, entre outros. Em 2022, conheceu o artista e produtor nigeriano Ìdòwú Akínrúlí e, desde então, seguem trabalhando juntos.

Este ano, em especial, o Musicante não será apenas um evento de música e cultura, mas também um símbolo de resiliência e solidariedade, pois o local onde acontece o festival serviu de abrigo para várias pessoas atingidas pela tragédia climática que abalou o Rio Grande do Sul.

Serviço
O quê: III Musicante – Festival do Migrante e Refugiado
Quando: 31 de agosto de 2024, a partir das 14h
Onde: Centro de Eventos Barros Cassal – CIBAI Migrações (Rua Dr. Barros Cassal, 220 – Floresta, Porto Alegre – RS)
Entrada gratuita

https://sul21.com.br/
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário