quarta-feira, 21 de agosto de 2024

29% dos migrantes e refugiados são pais solo no Brasil

 Os dados da pesquisa feita pelo projeto “Ven Tu Puedes!”, da ONG Visão Mundial, mostram que 58% dos homens que chegaram ao Brasil são pais e 29% são pais solo sem rede de apoio; apenas 4% tem rede de apoio e outros 60% são chefes de família.

Imagem: Adobe Stock

 

ONG Visão Mundial desenvolveu o projeto “Ven Tu Puedes!”, em tradução para o português “venha você pode”, que visa promover interação segura e soluções duradouras para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil. O projeto também fez uma pesquisa com essas pessoas, no período de outubro de 2023 a julho de 2024, consultando 1.973 homens que chegaram no país.

Os dados mostram que 58% dos homens que chegaram ao Brasil são pais e 29% são pais solo sem rede de apoio; apenas 4% tem rede de apoio e outros 60% são chefes de família. Sobre a empregabilidade, a pesquisa mostrou que 57% dos migrantes ou refugiados homens empregados no Brasil são pais.

Em 2023, o Brasil reconheceu 77.193 pessoas como refugiadas, o maior número no país. Isto representa um aumento de 117% em relação a 2022, quando o Brasil recebeu 50.355 pedidos de refúgio. Em 2023, 58.3628 solicitações de refúgio foram feitas por pessoas de 150 países. As principais nacionalidades solicitantes foram venezuelanas (50,3%), cubanas (19,6%) e angolanas (6,7%).

Os estados com mais pedidos de refúgio em 2023 foram Roraima (71.198), Amazonas (19.663) e Acre (6.565). 72% dos pedidos vieram da região Norte, 8,9% da região Sudeste, 6,4% da região Sul e 1,7% do Centro-Oeste.

O Brasil também acolheu mais de 125 mil migrantes e refugiados venezuelanos através da Operação Acolhida. Os dados são do Governo Federal.

 

Refúgio no Brasil

A partir dos números divulgados, a diretora do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Gilda Motta, observou que tem crescido o número de pessoas em todo o mundo que buscam refúgio no Brasil e que, apesar das limitações e desafios sócio-econômicos, o país tem avançado na na legislação que trata do sistema de proteção aos refugiados no território, baseado no respeito à dignidade humana e aos direitos humanos.

“Temos concedido vistos humanitários a pessoas afetadas pelas situações de crises no Afeganistão, na Síria, no Haiti e na Ucrânia. Estabelecemos a Operação Acolhida, desde 2017, para receber e integrar outros venezuelanos que querem se estabelecer no Brasil”, diz.

Projeto “Ven Tu Puedes!

Desde o início da ação, em 2018, já são mais de 7.200 pessoas no geral beneficiadas pelo projeto. Desse contingente, 70% estão em Boa Vista (RR). As demais estão em São Paulo (SP) e em Manaus (AM). O objetivo do projeto é fortalecer a família, a partir da geração de renda. Por meio de capacitações e apoio, auxiliam chefes de família, homens e mulheres, a terem um meio de subsistência e, assim, prover um ambiente mais seguro a seus filhos.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, há cerca de 586 mil venezuelanos vivendo no Brasil. De 2016 até junho de 2024, 9% de todos os atendimentos em unidades públicas de saúde foram para pacientes venezuelanos.

 

Sobre a Visão Mundial (World Vision)

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações acesse aqui.

Observatorio3setor.org.br

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário