quinta-feira, 29 de junho de 2023

Comissão de Migrações e Refugiados elege a presidência em meio uma séria crise migratória mundial

A Comissão Mista de Migrações e Refugiados foi instalada e elegeu a nova presidência. A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), presidente da comissão, disse que o mundo enfrenta uma séria crise migratória, com 108 milhões de pessoas se deslocando de modo forçado. Mais de 35 milhões já estão refugiados por conta de conflitos armados, de perseguição política ou devido à fome.


 

Antes da instalação e eleição da nova presidência da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, leu uma nota do ministério da Justiça sobre centenas de afegãos acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Uma comissão interministerial tem acompanhado a situação desses imigrantes que entraram no Brasil para fugir do regime Talibã. Além de visitas ao aeroporto e discussões com organizações da sociedade civil e do Poder Judiciário, tem havido reuniões com as prefeituras de Guarulhos e de São Paulo, além do governo do estado. 

  Diante desse novo quadro de emergência, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, SENAJUS, envia nesta quarta-feira, dia 28, grupo de servidores da pasta para trabalharem na gestão da crise emergencial, coordenando assim e fornecendo o atendimento necessário neste momento. A deputada federal Socorro Neri, do PP do Acre, informou que fluxos migratórios do Haiti e da Venezuela trouxeram sérias consequências para aquele estado.  Agravando os seus problemas, serviços de saúde, de trabalho, de moradia, enfim, dados esses movimentos migratórios. A nova presidente da comissão mista, senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, destacou que a atual crise migratória é um desafio mundial com dezenas de milhões de pessoas deixando seus territórios e enfrentando situações de vida ou morte para continuarem sobrevivendo. Cerca de 108 milhões de pessoas no mundo estão se deslocando de modo forçado. E mais de 35 milhões já estão refugiados por conta de conflitos armados, de perseguição política ou ainda devido à fome. Para a vice-presidência da comissão mista foi eleita a deputada federal Carol Dartora, do PT do Paraná. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Radio Agencia Senado

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário