sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Saiba de onde vem a maior parte da população estrangeira que vive no Rio Grande do Sul

 


Uruguai, Haiti e Venezuela são os três países com maior número de migrantes na população do Estado. As informações estão registradas no estudo “O perfil dos migrantes no Rio Grande do Sul”, produzido pelo Departamento de Economia e Estatística, do mês de dezembro.

Concentrados em sua maior parte na região de Fronteira, os uruguaios estão, em sua maioria, nos municípios de Chuí e Santana do Livramento. Os haitianos e venezuelanos possuem presença mais espalhada pelo território gaúcho. Em números totais, o estudo indica que em fevereiro de 2022 o RS contava com 93 mil registros de migrantes.

– As características observadas nos migrantes que vivem no Rio Grande do Sul permitem inferir que parte importante dessas pessoas se encontra em situação de vulnerabilidade social, em especial aqueles que ingressaram em alguma modalidade associada à condição de refugiados, como é o caso dos venezuelanos e dos haitianos nos últimos anos – analisa o autor do estudo Tomás Pinheiro Fiori.

Características

De acordo com o estudo, considerando todas as nacionalidades de migrantes vivendo no Estado, 59% do total de pessoas são do sexo masculino.

Na questão da faixa etária, entre os uruguaios mais de 50% dos moradores estão acima dos 40 anos. Entre os migrantes venezuelanos, há uma diversidade de faixas etárias, sendo 28% dos registros de pessoas entre 0 e 15 anos, e 79,6% abaixo dos 40 anos de idade.

Dos migrantes com empregos formais, que tinham até o Ensino Médio incompleto representavam 43,4% do total. Com Ensino Superior completo, é de 10,6% dos migrantes.

A menor presença de migrantes empregados com nível superior completo no Estado se reflete também nas médias salariais. Os migrantes recebem, em média, 2,27 salários mínimos, enquanto a população geral, 2,88 salários mínimos.

O Estado está em 4ª na média de rendimentos de migrantes do país. (Informações Departamento de Economia e Estatística do Estado)

diariosm.com.br

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário