segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Portugal: Igreja dedica uma semana para refletir sobre situação dos migrantes

Uma família de migrantes
A Semana Nacional das Migrações em Portugal, que acontece de 9 a 16 de agosto, vai apresentar uma série de "testemunhos de vida" sobre a realidade do deslocamento forçado das pessoas, por causa da pobreza ou das guerras. O evento, promovido pela Conferência Episcopal, também vai analisar a situação dos migrantes para combater o ódio e a intolerância, realizar peregrinações e orações. Tudo com o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para o 106º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado deste ano.
A Igreja Católica em Portugal promove, de 9 a 16 de agosto, uma semana inteira sobre o tema das migrações. A iniciativa – segundo a agência Ecclesia – baseia-se na Mensagem do Papa para o 106º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2020, que será celebrado no dia 27 de setembro, sobre o tema: “Como Jesus Cristo, obrigados a fugir”. A Semana das Migrações em Portugal tem como objetivo uma série de "testemunhos de vida" sobre a realidade do deslocamento forçado das pessoas, por causa da pobreza ou das guerras.
A diretora da Obra Católica Portuguesa para as Migrações (Ocpm), Eugénia Costa Quaresma, afirma: “vivemos em uma época em que percebemos, sim, de estar na mesma barca e na mesma casa comum, mas com muitas desigualdades. Por isso, podemos fazer muito, se trabalharmos juntos". “Devemos dar-nos conta de que a nossa sociedade precisa de migrantes e refugiados", continua a diretora, "para contar com o talento de todos e com eles aprender a conviver, sem ceder a estereótipos. Logo, devemos conhecer a realidade para compreendê-la melhor”.

Participe você também!

Por isso, os bispos portugueses convidam os fiéis a enviar, pelo e-mail ocpm@ecclesia.pt, testemunhos de vida sobre esse assunto: por escrito, vídeo, áudio ou até com desenhos.
Durante a Semana Nacional das Migrações, especificamente nos dias 12 e 13 de agosto, Dom José Augusto Traquina, presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral Social e Mobilidade Humana, presidirá uma peregrinação ao Santuário Mariano de Nossa Senhora de Fátima.
Radio Vaticano
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário