segunda-feira, 20 de abril de 2020

Webradio Migrantes –Missão Paz e Associação Latinoamericana de Educação e Comunicação Popular ALER de Equador Formalizam parceria


Webradio migrantes da missão formalizam parceria com a Associaçao latinoamericana de educação e comunicação popular - Aler de Equador 


Essa aproximação, aliada ao poder da comunicação, forma a base da Rádio Migrantes. A webradio, que está no ar há sete anos, tem uma programação voltada para imigrantes, refugiados, e pessoas que acompanham a temática 

A Rede de Migração e Comunicação é um espaço dinamizado  pelos comunicadores migrantes daqui e dali, como diz o verso de uma música bem conhecida. Os vários protagonistas desfilam através de seus programas: quem sai, quem fica, quem recebe, quem faz políticas, quem legisla, quem está nos circuitos do dinheiro da migração. Programas de rádio, diversos e interculturais, destacam as oportunidades e dificuldades da migração e por que elas ocorrem.

A Associação Latino-Americana de Educação e Comunicação Popular (ALER) foi criada em 1972, quando 18 rádios da Igreja Católica decidiram se associar.
Essas estações estavam alfabetizando à distância, especialmente no campo. Juntando-se, eles procuraram melhorar o planejamento e a avaliação de programas educacionais, o pessoal da estação de trem, encontrar apoio financeiro internacional, entre outros objetivos.
O rádio puramente educacional logo mudou. O ALER tornou-se a associação de estações de rádio populares. A situação da pobreza na América Latina, a ascensão das lutas populares, a radicalização de um determinado setor da igreja, a insurgência revolucionária em alguns países, o avanço dos partidos de esquerda, entre outros, e a luta contra os regimes ditatoriais que são Eles estavam impondo na América Latina, eles contribuíram para essa mudança.

A rádio popular lançou na mídia um modelo participativo, onde era privilegiada a palavra dos mais humildes, dos excluídos, sempre pensando em sua organização social e política para a transformação das estruturas dos países. Os rádios da ALER lutaram contra as ditaduras que se seguiram na América Latina. A ALER assumiu fortemente um papel de treinamento e orientação nos conceitos e objetivos do rádio popular, oferecendo produções inovadoras de rádio, pesquisa, manuais de produção de rádio e workshops para diretores, produtores, programadores e pesquisadores de rádio.

A alteração ALER também ocorreu em sua constituição. Por ser, na prática, uma associação de rádios "de inspiração católico-cristã", tornou-se uma de rádios "de inspiração cristã e / ou humanística", com a qual acolheu instituições não necessariamente vinculadas a projetos da igreja. Desde então, estações de rádio comunitárias desenvolvidas em vários países da América Latina começaram a participar da associação, cujos objetivos coincidiam com os da ALER na busca de construir sociedades mais justas e dignas.

No início dos anos 90, os rádios que compõem a ALER consideravam a necessidade de se tornarem redes de rádio, a fim de aumentar a incidência na sociedade e dar mais poder à voz da maioria do continente. Assim, desde 1997, a ALER conta com um serviço de rádio de interconexão intercontinental, cuja cujos principais suportes são satélite e Internet.

para acessar radio migantes  http://www.radiomigrantes.net/



Aler 

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário