sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Países com maior emigração e maior imigração entre 2015 e 2020

A Divisão de População da ONU divulgou, em 2019, as novas projeções populacionais para todos os países do mundo, com dados demográficos sobre a população e a estrutura etária e os componentes natalidade, mortalidade e migração. A tabela abaixo mostra os 36 países com as maiores taxas de fluxo de saída (emigração) e de fluxo de entrada (imigração) de pessoas.
tabela mostra os 36 países com as maiores taxas de fluxo de saída (emigração) e de fluxo de entrada (imigração) de pessoas

Segundo a Organização Mundial de Migração existem mais de 200 milhões de pessoas residindo fora do país de origem atualmente, correspondendo a 3,1% da população mundial. A projeções da ONU utilizam o indicador taxa líquida de migração (por mil habitantes) que permite revelar os países com maior fluxo de saída (emigração) e de entrada (imigração) de pessoas.
No quinquênio 2015-20, Porto Rico liderou a lista de maior percentagem de emigração, pois está passando por uma grande crise econômica e foi atingido pelo furacão Maria – que provocou grande número de mortes e elevada destruição. Como os cidadãos porto-riquenhos possuem praticamente entrada livre nos Estados Unidos a emigração cresceu muito nos últimos anos.
A Síria tem também alta proporção de emigrantes em decorrência de uma guerra que já dura 8 anos. Mas há países que perdem população devido a problemas climáticos – como Samoa, Tonga, etc.) ou por problemas econômicos e alta incidência de pobreza – como Timor-Leste, Nicarágua, Somália, etc.). A Venezuela é um caso de desastre econômico e politico sem precedentes.
Entre os países receptores, aqueles que apresentam o maior saldo líquido de imigração são nações pequenas e com grande produção de petróleo (Bahrain, Omã, Qatar e Kuwait) ou países ricos como Luxemburgo, Alemanha, Canadá, Singapura, etc. Ainda cabe destaque as duas cidades chinesas: Macau e Hong Kong. Entre os grandes países do mundo, o destaque para receber migrantes, fica com os Estados Unidos. O Brasil apresenta taxa líquida de migração muito próxima de zero.
José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário