quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

MUSEU DA IMIGRAÇÃO PROMOVE DEBATE SOBRE RELIGIÃO, DIREITOS HUMANOS E MIGRAÇÃO

Sexta-feira (13), Conectas e Museu da Imigração promovem roda de conversa com pesquisadores, ativistas e líderes religiosos discutirá qual é o papel que as religiões desempenham dentro da pauta de migração e direitos humanos. O evento, aberto e gratuito, acontece a partir das 15 horas e 30 minutos no Museu (R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo – SP, 03164-300).
Temas como a atuação de diferentes religiões no acolhimento e na defesa de migrantes, a influência política da bancada evangélica, dogmatismo religioso e gênero, liberdade de religião e crença como direito são alguns dos pontos-chave do debate. O evento também marca o lançamento da edição 29 da Revista Sur, que traz uma ampla reflexão sobre o tema por meio de artigos, entrevistas, perfis e peças artísticas.
Estão confirmadas a presença de Diamou Fallou Diop, estilista senegalesa, mais conhecida como Grand Mama; Padre Assis Tavares da Pastoral Afro-brasileira; Márcio Farias, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional e Comunicação do Museu AfroBrasil; Sheik Mohamad Al Bukai, diretor dos assuntos islâmicos da UNI (União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil) e Simone Bernard, representante da ONG Arsenal da Esperança do SERMIG (Servizio Missionario Giovani). A mediação será realizada por Maryuri Mora Grisales, Doutora em ciências da Religião e Editora executiva da Sur.
 Sobre a Sur
Publicada pela Conectas, a Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos busca influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de direitos humanos. A publicação é editada em português, inglês e espanhol, com livre acesso on-line a um público de mais de 20.000 pessoas, em mais de 100 países. 
A edição 29 conta com 26 peças, de 29 autores de 13 países. Além de artigos, ensaio e estudos de caso, a Sur traz duas entrevistas, uma delas com a MC Tha, que junta funk e espiritualidade na ligação com Orixás como tema do seu primeiro álbum, “Rito de Passá”; Assim como os perfis de cinco lideranças religiosas de diferentes matrizes. 
O projeto “Híbridos – espíritos do Brasil” também é um dos conteúdos inéditos oferecidos pela revista. De autoria de uma dupla de artistas e pesquisadores franceses, este projeto tem como objetivo proporcionar uma imersão do espectador pelos diferentes rituais brasileiros através de imagens e sons característicos de cada um deles. 
Serviço
Evento: “Migração, religião e direitos humanos – Lançamento da edição Nº 29 da Revista Sur da Conectas Direitos Humanos”
Local: Museu da Imigração (R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo – SP, 03164-300).
Quando: 13/12 (sexta-feira)
Horário: 15:30
Gratuito
Conectas
www.miguelimigrantes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário