quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Em mensagem de Natal, Papa fala de imigrantes e crianças


O papa Francisco citou os imigrantes, as crianças vítimas de violência e as vítimas de conflitos pelo mundo em sua tradicional mensagem "Urbi et Orbi" proferida no dia de Natal, no Vaticano.

Em mensagem de Natal, Papa fala de imigrantes e crianças

Como de costume na mensagem "Urbi et Orbi" ("À Cidade de Roma e ao mundo inteiro", na tradução), o Papa pediu paz para vários países que enfrentam situações de guerra, conflitos étnicos, religiosos ou perseguições.


"Que Cristo seja luz para as tantas crianças que sofrem com a guerra e os conflitos no Oriente Médio e em vários países do mundo. Que seja conforto para o amado povo sírio, que ainda não viu o fim das hostilidades que laceraram o país nesta década", disse Francisco.


"Inspire hoje os governantes e a comunidade internacional a encontrarem soluções que garantam a segurança e a convivência pacífica dos povos da região e coloque fim aos seus sofrimentos".
Mencionando cada um dos países, o Papa citou a Terra Santa, o Líbano, a Venezuela, a Ucrânia e a República Democrática do Congo.
"Que o Senhor Jesus seja luz para a Terra Santa, onde ele nasceu e onde os povos esperam dias de paz e segurança", ressaltou. "Para o Iraque e para o Iêmen, que sofre uma grave crise humanidade. Penso nas crianças do Iêmen", completou o Papa.

"Que Jesus seja apoio ao povo libanês para que possa sair da atual crise e recupere a sua vocação de ser uma mensagem de liberdade e de harmonia coexistência para todos", pediu o argentino Jorge Mario Bergoglio.

O Papa também se referiu às tensões na América devido aos recentes protestos em massa dos últimos meses.
"Que a esperança do pequeno Menino de Belém para todo o continente americano, no qual diversas nações estão atravessando uma temporada de movimentos sociais e políticos".
"Que cuide do caro povo da Venezuela, colocado longamente à prova por tensões políticas e sociais, e não deixe faltar a ajuda que eles precisam", enfatizou.

Na mensagem, lida do balcão da Praça São Pedro, o Papa desejou que o Natal "favoreça os esforços dos que estão atuando pela justiça e reconciliação para superar as várias crises e as tantas formas de pobreza que ofendem a dignidade de qualquer pessoa".

"Que seja paz para a população que vive nas regiões orientais da República Democrática do Congo, agredida por persistentes conflitos", disse.

"Para a querida Ucrânia, que ambiciona uma solução concreta de paz duradoura", pediu Francisco. "Para o povo da África, que sofre situações políticas e obriga as pessoas a imigrarem, privando-as de uma casa e de uma família".

No final da mensagem, o Papa fez um apelo em nome dos imigrantes, dos pobres e das crianças vítimas de violências e abusos.

"O Filho de Deus, descido dos Céus para a Terra, defenda e apoio todos que, devido a essas e outras injustiças, devem migrar, na esperança de uma vida segura. É a injustiça que os obriga a atravessar desertos e mares, transformados em cemitérios. É a injustiça que os abriga a enfrentar indizíveis, escravidão de todos os tipos e tortura em campos de detenção desumanos. É a injustiça que os tira do lugar onde poderiam ter esperança de uma vida digna", afirmou, referindo-se à crise imigratória, um dos principais temas do Pontificado de Francisco.

"Seja luz para toda a humanidade ferida. Degele nosso coração, muitas vezes duro e egoísta, e o torne um instrumento do seu amor. Através dos nossos rostos pobres, dê o seu sorriso às crianças do mundo todo: às abandonadas e às que sofreram violência", pediu.
"Através dos nossos braços fracos, vista os pobres que não têm com o que se cobrirem, dê pão aos famintos e cura aos enfermos", ressaltou.

A mensagem "Urbi et Orbi" encerra o calendário de celebrações de Natal do papa Francisco. 
Radio Vaticano 
www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário