terça-feira, 6 de agosto de 2019

MANIPULAÇÃO DAS MÍDIAS NO CONTEXTO URBANO: UM DESAFIO PASTORAL, POLÍTICO E SOCIAL




Com o tema “Manipulação das Mídias no Contexto Urbano: um desafio pastoral, político e social”, teve início ontem, dia 04, a 37° edição do Curso Latinoamericano de Formação Pastoral, do CESEEP. Com 18 participantes, oriundos de 8 países (Brasil, Bolívia, Cuba, Chile, Equador, Indonésia , México e República Democrática  do Congo).

Os meios de comunicação, em nível mundial, sempre estiveram direta e fortemente atrelados aos interesses privados da classe dominante e com poder de persuasão sobre as classes dominadas.
 Com tanto poder, os meios de comunicação de massa fazem uso de macetes discursivos e políticos para manipular o povo, já que esses veículos de “informação” e de “publicidade” de empresas, partidos e governos, são grandes formadores de opinião e conseguem aumentar, cada vez mais, os níveis de alienação social.

Em nome da promoção do lazer, do entretenimento e do consumo, estas mídias desestimulam o público a pensar e a refletir sobre questões ligadas à política, às pessoas e ao meio em que vivem. Além disso, são usadas para fins de controle e manutenção de uma sociedade capitalista, segundo o interesse de quem detém o poder econômico.

O curso termina dia 27 Setembro e abordara entre outros temas  como comunicação e religiões: da tradição oral às redes digitais ,a voz dos migrantes nos meios de comunicação: manipulação e controle, a pastoral urbana e os meios de comunicação da América Latina e Caribe: desafios contemporâneos


www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário