sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Aumento do nível do mar pode causar migração de 280 milhões de pessoas

Pedaços de gelo despreendido da geleira de Apusiajik, perto de Kulusuk, na costa sudeste da Groenlândia Foto: JONATHAN NACKSTRAND / AFP
Prévia do próximo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ( IPCC ), que será lançado no dia 25 de setembro, revela que o aumento do nível do mar pode levar 280 milhões de pessoas ao redor do mundo a terem que abandonar seus lares.

O relatório especial do IPCC sobre os  oceanos e a criosfera (regiões cobertas permanentemente por gelo e neve e aquela parte do solo que contem gelo, equivalente a 10% da superfície terrestre) afirma que o aumento no nível do mar forçará regiões costeiras a se adaptar e populações mais pobres podem se converter em refugiadas climáticas . Se não houver mudança, 280 milhões de pessoas serão deslocadas até 2100 se o mundo esquentar 2 ºC em relação à era pré-industrial.
O relatório alerta que as calotas da Groenlândia e da Antártica perderam mais de 400 bilhões de toneladas de massa por ano entre 2005 e 2015. Isso corresponde a um aumento do nível do mar de quase 1,2 milímetro por ano. Para agravar a situação, as geleiras das montanhas também perderam cerca de 280 bilhões de toneladas de gelo anualmente na mesma década, elevando o nível do mar em mais 0,77 mm a cada ano.
A previsão é que os níveis dos oceanos devem aumentar em cerca de 43 cm (29-59 cm) até 2100 se o aquecimento global ficar em 2°C. Aumentará 84 cm (61-110 cm) se as tendências atuais de aquecimento a 3°C ou 4°C continuarem.
Marlowe Hood, da AFP
AFP
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário