Prévia do próximo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ( IPCC ), que será lançado no dia 25 de setembro, revela que o aumento do nível do mar pode levar 280 milhões de pessoas ao redor do mundo a terem que abandonar seus lares.
O relatório especial do IPCC sobre os oceanos e a criosfera (regiões cobertas permanentemente por gelo e neve e aquela parte do solo que contem gelo, equivalente a 10% da superfície terrestre) afirma que o aumento no nível do mar forçará regiões costeiras a se adaptar e populações mais pobres podem se converter em refugiadas climáticas . Se não houver mudança, 280 milhões de pessoas serão deslocadas até 2100 se o mundo esquentar 2 ºC em relação à era pré-industrial.
O relatório alerta que as calotas da Groenlândia e da Antártica perderam mais de 400 bilhões de toneladas de massa por ano entre 2005 e 2015. Isso corresponde a um aumento do nível do mar de quase 1,2 milímetro por ano. Para agravar a situação, as geleiras das montanhas também perderam cerca de 280 bilhões de toneladas de gelo anualmente na mesma década, elevando o nível do mar em mais 0,77 mm a cada ano.
A previsão é que os níveis dos oceanos devem aumentar em cerca de 43 cm (29-59 cm) até 2100 se o aquecimento global ficar em 2°C. Aumentará 84 cm (61-110 cm) se as tendências atuais de aquecimento a 3°C ou 4°C continuarem.
Marlowe Hood, da AFP
AFP
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário