quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Canadá apresenta modelo de patrocínio de refugiados a países latino-americanos e europeus

Em evento de três dias em Ottawa, representantes do governo canadense e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) apresentaram a países latino-americanos e europeus modelo de patrocínio privado de refugiados.
A iniciativa se consiste em conectar refugiados e patrocinadores — como indivíduos, organizações comunitárias, grupos religiosos, ONGs, empresas privadas e famílias de refugiados já instalados — para ajudar os recém-chegados a retomar suas vidas nos países que os receberam.
Família reassentada na cidade canadense de Antigonish em janeiro de 2016. Foto: ANCUR/Annie Sakkab
Família reassentada na cidade canadense de Antigonish em janeiro de 2016. Foto: ANCUR/Annie Sakkab
O governo do Canadá e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) apresentaram recentemente em Ottawa a Iniciativa Global de Patrocínio aos Refugiados, uma ação que tem como objetivo facilitar a adaptação dos recém-chegados aos países que os recebem.
Em evento de três dias, a iniciativa foi apresentada a 90 participantes, entre eles representantes de grupos de patrocínio, delegações internacionais, parceiros e funcionários de governos interessados em adotar o modelo canadense — inclusive do Brasil.
Liderada por governo canadense, ACNUR, Universidade de Ottawa, Fundação Radcliffe e Fundações da Open Society, a iniciativa pretende fornecer treinamento e aconselhamento aos países interessados em replicar o modelo canadense.
Participaram da conferência representantes de Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Alemanha, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido. A ideia foi discutir formas de o modelo canadense ser adaptado aos contextos socioeconômicos de outros países.
“Temos ativamente defendido, junto a vários países da Europa e da América Latina, a importância de criar mais oportunidades de reassentamento para refugiados vulneráveis”, disse o representante do ACNUR no Canadá, Johannes Van Der Klaauw.
Cerca de 1,2 milhão de refugiados em todo o mundo necessita urgentemente de reassentamento. A inclusão do patrocínio privado aos programas já apoiados pelos governos pode aumentar significativamente os locais de recebimento, de acordo com a agência da ONU.
O patrocínio privado desempenha um papel importante na facilitação da integração dos recém-chegados devido ao apoio e envolvimento de indivíduos, organizações comunitárias, grupos religiosos, ONGs, empresas privadas e famílias de refugiados já instalados, segundo o ACNUR.
“Reassentar refugiados é a coisa certa a ser feita, e por meio do patrocínio privado, o Canadá oferece proteção a um número maior de refugiados”, disse o ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, John McCallum.
Cidadãos canadenses e residentes permanentes oferecem oportunidades para que alguns refugiados encontrem proteção e construam uma nova vida por meio do Programa de Patrocínio Privado de Refugiados (PSR) do Canadá. Desde o final da década de 1970, patrocinadores privados trouxeram mais de 288 mil refugiados ao país — além dos reassentados com financiamento público.
Patrocínios privados são organizados por cidadãos comuns que muitas vezes são associados a organizações religiosas, associações comunitárias, organizações humanitárias, instituições educacionais e grupos étnicos.
Localizados em mais de 300 comunidades em todo o Canadá, esses grupos concordam em apoiar e prover os refugiados durante o período de patrocínio. O apoio é geralmente fornecido por 12 meses a partir da chegada do refugiado ao país ou até que o refugiado se torne autossuficiente. Os patrocinadores escolhem quem desejam patrocinar.
“Nossa esperança é que o modelo bem sucedido de patrocínio privado canadense inspire outros Estados a desenvolver programas adequados ao seu contexto”, declarou o representante do ACNUR no Canadá.
Ao longo da conferência, os participantes discutiram a necessidade de envolver a sociedade civil na construção desses programas. Também foi acordado um esforço conjunto para garantir que a narrativa global sobre os refugiados tenha uma agenda positiva.
Acnur 
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário