sábado, 12 de julho de 2025

Instituto Cyrela oferece capacitação profissional para migrantes e refugiados no Brasil

 

Imagem: Divulgação (Instituto Cyrela)

Por Lucas Neves

Instituto Cyrela disponibiliza curso de formação para Instaladores Hidráulicos voltado a migrantes e refugiados. A iniciativa realizada em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o CAMI (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante) já concluiu duas turmas, resultando na contratação de todos os alunos que finalizaram a formação. 

Com foco na educação e capacitação profissional, a iniciativa começou em março deste ano. Os refugiados e migrantes estão contratados para atuar no setor de construção civil em obras da Living e da Vivaz, marcas do Grupo Cyrela, na cidade de São Paulo.

Em nota à imprensa, Aron Zylberman, diretor-executivo do Instituto Cyrela, disse que a ideia é preparar essas pessoas para o mercado de trabalho, oferecendo oportunidades reais de qualificação. “Se, ao final do processo, elas estiverem alinhadas com as nossas vagas e puderem se tornar nossas colegas, será uma grande alegria. Mas o mais importante é garantir que estejam prontas para trilhar novos caminhos e conquistar uma nova vida”, comentou.

Situação dos refugiados no Brasil

Um estudo do Comitê Nacional para Refugiados (Conare) mostrou que, entre 2015 e 2024, o Brasil recebeu mais de 454 mil solicitações de reconhecimento de refúgio. Conforme os dados divulgados na última edição do relatório Refúgio em Números 2025, esses pedidos são oriundos de 175 nacionalidades diferentes.

Apesar de acolher uma quantidade significativa de refugiados, o Brasil enfrenta problemas de desemprego entre essa população. Em 2023, a pesquisa “Mercado de Trabalho para Pessoas Refugiadas no Brasil” demonstrou que somente 14% dos refugiados possuíam emprego formal no país, com o desemprego atingindo 55% deste grupo.

Em nota, o Instituto Cyrela diz acompanhar de perto a situação dos migrantes e refugiados em solo brasileiro, dedicando-se a desenvolver iniciativas promotoras de inclusão social e integração. Nesse sentido, a organização oferece acesso a trabalho, educação e ações que facilitem a adaptação dessas pessoas no país.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

O trabalho de suporte a migrantes e refugiados do Instituto Cyrela colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Principalmente com o ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 4 (educação de qualidade), ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 10 (redução das desigualdades).

Sobre o Instituto Cyrela

Fundado em 2011, o Instituto Cyrela é responsável pelos investimentos sociais privados da Cyrela, que tem a missão de transformar a cidade e o jeito de viver. Com ênfase na educação, o Instituto atua no desenvolvimento de projetos que contribuem com a melhoria da qualidade na educação da rede pública de ensino, desde a primeira infância até o primeiro emprego. O Instituto recebe como orçamento 1% do lucro líquido da operação da Cyrela e é guiado por sua missão de fazer o bem, desempenhando um papel crucial na transformação da sociedade e no fortalecimento das relações comunitárias.  

/observatorio3setor.org.br/

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário