"Limbo" acompanha um grupo de requerentes de asilo temporariamente instalados numa ilha remota da Escócia. Foto: Direitos reservados
Limbo é o filme que marcará a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema sobre a Migração, que se realiza esta quinta-feira, 8 de janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. A antecedê-lo, haverá um debate sobre o que significa construir um lar num lugar desconhecido e distante das referências familiares. A entrada é livre.
O filme, que será transmitido às 19h00, acompanha um grupo de requerentes de asilo temporariamente instalados numa ilha remota da Escócia, enquanto aguardam a resposta aos seus pedidos. Com sensibilidade e um humor contido, Limbo reflete sobre a espera, a incerteza e os desafios da integração, oferecendo uma leitura atual das políticas e dos processos de acolhimento de migrantes e refugiados.
Antes disso, às 17h00, terá lugar a sessão de abertura do festival, cujo mote serão as dificuldades por que passam os requerentes de asilo, seguida de um debate intitulado “Entre Fronteiras e Crenças: Migrações, Mito e Diálogo”.
Coorganizado pela OIM – Organização Internacional para as Migrações, UNRIC – Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental e KAICIID – Centro Internacional de Diálogo, o festival anual contará nesta edição com a presença de Hamed Hamdard, refugiado do Afeganistão em Portugal, de Cátia Batista, professora de Economia da Nova SBE, Pedro Portugal Gaspar, Presidente do Conselho Diretivo da AIMA – Agência para a Integração Migrações e Asilo, e do xeque David Munir.
A iniciativa tem lugar após a recente celebração do 75.º aniversário da Convenção Europeia dos Direitos Humanos e “num momento em que o diálogo intercultural e inter-religioso é cada vez mais necessário, tendo em conta o contexto sociopolítico dos nossos dias”, sublinha a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.
A participação é gratuita, mediante inscrição através de um formulário disponível online.
https://setemargens.com/
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário