A Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo conta com cerca de 12 mil estudantes migrantes de mais de 100 nacionalidades. Para valorizar a diversidade cultural e promover a inclusão, a Secretaria Municipal de Educação (SME) elaborou propostas e materiais pedagógicos para as escolas trabalharem a temática durante o mês de junho.
Crédito: Freepik
A Rede Municipal atende estudantes migrantes de mais de 100 nacionalidades, com maior presença de bolivianos, venezuelanos e angolanos, além de afegãos, haitianos, paraguaios, peruanos, argentinos, colombianos, nigerianos e cubanos. Os cadernos “Leituraço: Junho Migrante” e “Caderno de orientações Junho Migrante” estão disponíveis de forma digital e reforçam a importância de integrar os saberes e experiências dessas nacionalidades.
As iniciativas seguem as propostas do Currículo da Cidade com o documento “Povos Migrantes: orientações pedagógicas ”. O título apresenta diversas reflexões sobre os fluxos migratórios contemporâneos, a presença migrante na cidade de São Paulo e nas Unidades Educacionais.
O núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), lançou o Caderno de Orientação: Junho Migrante. O material, pensado para todas as Unidades Educacionais, oferece subsídios pedagógicos e relatos de práticas para que escolas e professores trabalhem a valorização da cultura migrante.
O Leituraço é uma iniciativa da Sala e Espaço de Leitura da Coordenadoria Pedagógica da SME e apresenta diferentes propostas temáticas ao longo do ano.
As ações propostas nos cadernos estão alinhadas com os princípios de equidade, educação integral e inclusiva do Currículo da Cidade de São Paulo. O objetivo é que as discussões sobre migração não se restrinjam ao mês de junho, mas sejam trabalhadas ao longo de todo o ano letivo. Os cadernos podem ser baixados no site da prefeitura.
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www.miguelimigrante.blogspot.com
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