quinta-feira, 11 de abril de 2024

Webinário organizado pela ABM e OIM aborda aspectos da mobilidade humana na adaptação dos municípios à mudança do clima

 


A Associação Brasileira de Municípios e a Agência da ONU para Migrações (OIM) realizaram, na última quinta-feira (04), o webinário “Municípios e Mudanças Climáticas: mobilidade humana e adaptação à mudança do clima”. A atividade contou com a participação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC).

O evento foi exclusivamente voltado para gestores e técnicos de governos locais, com o principal objetivo de discutir o papel fundamental das cidades na construção de soluções para os desafios da mobilidade humana no contexto da mudança do clima.

“O que nós precisamos entender é como dentro da discussão internacional e da política migratória, os municípios conseguem estabelecer uma grande rede, regional e nacional, que pense na construção de cidades resilientes para ajudar a construir um movimento de suporte aos eventos climáticos que virão”, frisou a vice-prefeita de Recife e atual vice-presidente de Relações Internacionais da ABM, Isabella de Roldão.

Para fortalecer o entendimento sobre o tema, o evento abordou tópicos como: conceitos fundamentais sobre mudança climática, mobilidade humana e desastres, e dados relacionados à mobilidade humana, meio ambiente e mudança do clima.

Para a assessora especial do Chefe de Missão da OIM no Brasil, Socorro Tabosa, o engajamento do público participante foi fundamental para consolidar o empenho dos municípios no enfrentamento das adversidades impostas pela mudança do clima.

“A presença dos gestores neste evento foi de extrema importância, são eles os responsáveis por tomar as decisões que impulsionam a criação de políticas públicas capazes de impactar a vida das pessoas. É nos municípios que essas políticas são implementadas, garantindo direitos, o que evidencia ainda mais a relevância de reunir os gestores locais no webinário”, disse.

Ainda dentro do contexto de mobilidade humana e mudança climática, o evento ofereceu uma visão geral da estrutura pública para desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (CENAD/SEDEC/MIDR), com ênfase na exploração de conceitos ligados à gestão de riscos, alinhados à prevenção e resposta a desastres.

Ao final da atividade, os participantes tiveram a oportunidade de compreender sobre a elaboração de instrumentos municipais para uma gestão eficaz da mobilidade humana em meio à mudança climática, abordando em detalhes a elaboração de análises locais de riscos e vulnerabilidades e o desenvolvimento de Planos Locais de Adaptação Climática.


om.int/pt-br

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário