sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Migrantes Paraguaios Celebrando a Virgem de Caacupé em São Paulo

 

Foto Miguel Ahumada 

Hoje de Manha 8 dezembro os migrantes paraguaios que residem em Jardim Brasil  realizaram uma peregrinação  de fé, que compreende 23 km  A devoção à Virgem de Caacupé é intensa entre os paraguaios, e na maior cidade do pais de, onde a  crença se fortalece

Foto Miguel Ahumada 

Conforme a tradição popular,  a imagem da Virgem de Caacupé, que ocupa os altares paraguaios, foi esculpida por um indígena guarani fugitivo, em meados de 1600?

Naquela época, o indígena se viu encurralado por outros aborígines que o perseguiam e queriam matá-lo, se escondeu atrás de uma grande árvore e entre súplicas, suspiros, medo e esperança, prometeu que se fosse salvo faria com aquele tronco que o protegia uma imagem de Nossa Senhora. Milagrosamente, os perseguidores passaram ao seu lado sem o terem percebido e depois, fora de perigo, o nativo guarani esculpiu duas imagens da Virgem, uma grande, que destinou à igreja da aldeia, e outra menor, que fez para sua devoção particular.

Mais tarde, outro fato marcou os povos indígenas, quando houve uma inundação no lago de Ypacaraí, arrastando tudo que estava a sua margem. Habitantes do lugar ficavam ali na praia na esperança de recuperar seus pertences ou o corpo de algum familiar. De repente um índio carpinteiro, chamado José, vê descendo pelas águas barrentas do lago uma pequena maleta de couro e, ao resgatá-la, descobre em seu interior uma pequena imagem da Virgem de Caacupê coberta por panos.

Todos na aldeia sabiam a origem daquela imagem, e em que circunstâncias ela fora esculpida, mas seu dono nunca mais apareceu. O que ninguém conseguia explicar era o porquê aquela imagenzinha, que havia percorrido diversas aldeias sem qualquer proteção, acabava sendo encontrada toda embalada, dentro da maleta de couro.

Depois de ficar por algum tempo na casa do indígena José e de ter testemunhado inúmeros prodígios e graças, a imagem foi levada à aldeia de Tobati, onde lhe construíram uma capela. Para ali acorreram muitos moradores e logo a aldeia cresceu, dando origem ao distrito de Caacupé.

Domingo dia de Festa

Migrantes paraguaios se prepara para homenagear a padroeira do Paraguai, Virgem de Caacupé, com uma programação diversificada na Igreja Nossa Senhora da Paz Rua Glicerio 225  Bairro Liberdade . O evento, será neste domingo dia 10 dezembro as (11h) com a missa que será celebrada pelo Padre Irmani Borsatto. Haverá  música, arte e comidas típicas, proporcionando um ambiente festivo e religioso.". As festividades contarão com danças paraguaias apresentadas e grupos musicais .


www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário