terça-feira, 29 de agosto de 2023

OIM, Amazon Web Services, Escola da Nuvem e Universidade Presbiteriana Mackenzie impulsionam a inclusão tecnológica de migrantes em São Paulo

 

 Promover a capacitação em fundamentos de computação na nuvem, português, soft skills, cultura brasileira e integração socioeconômica são os objetivos do projeto Oportunidades na Nuvem. A colaboração entre OIM, a Agência da ONU para as Migrações, Amazon Web Services (AWS), Escola da Nuvem e Universidade Presibiteriana Mackenzie visa dar suporte a pessoas migrantes residentes em São Paulo por meio da educação, fomentando sua integração. 

Turma de migrantes, em sala do projeto Oportunidades na NuvemA iniciativa se concretiza com a primeira edição do curso promovido entre as instituições iniciado em agosto e que vai até dezembro de 2023. Participam pessoas brasileiras e migrantes de 16 nacionalidades. Entre os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo da formação, além de tecnologia de nuvem AWS dentro do programa AWS re/Star, também estão ética no trabalho, imagem e marca pessoal, construção de um currículo, estratégias para entrevista de emprego e desenvolvimento de carreira, entre outras. Ao final da capacitação, os alunos terão ainda contato com empresas da área de tecnologia visando a inserção no mercado de trabalho. 

Maria Augusta de Mello Saraiva, responsável por parcerias sociais e educacionais da Escola da Nuvem, destaca a importância do projeto. “Estamos aqui não só capacitando pessoas que querem ter uma oportunidade de emprego em computação em nuvem, mas fazendo um projeto em que trabalhamos a questão social. A Escola da Nuvem é focada em capacitar pessoas com alto grau de vulnerabilidade e há a oportunidade de as pessoas migrantes estudarem com bons computadores, boa internet e num ambiente agradável e de qualidade”, explicou.  

“Queremos oferecer a oportunidade para todos aqueles que desejam ter acesso às ferramentas necessárias para aprender sobre computação em nuvem, sem importar o seu histórico profissional”, afirma Paulo Cunha, diretor geral para o Setor Público da AWS no Brasil.  “Por meio da educação, iniciativas como esta, que envolvem importantes agentes do setor público e privado, impulsionam a sociedade civil na transformação da sua realidade”, finaliza. 

O Oportunidades na Nuvem se soma às iniciativas que a OIM tem desenvolvido para impulsionar a integração socioeconômica da população migrante em segmentos da economia verde e da inovação, conforme relata o coordenador de projetos da organização Diogo Felix. “Acreditamos que, conectando parceiros do setor privado, organizações da sociedade civil e instituições educacionais, podemos avançar na redução das desigualdades e na promoção do trabalho decente para migrantes, sobretudo para as mulheres”. 

“O projeto é a definição do Mackenzie, faz parte do nosso DNA. Nossa missão de cuidar e educar o ser humano não se encerra dentro da Universidade e com nossos alunos. Temos uma missão com a sociedade”, afirmou o diretor do Centro de Comunicação e Letras (CCL), professor Rafael Fonseca Santos. 

A diretora da Faculdade de Computação e Informática (FCI), professora Daniela Vieira Cunha, apontou a importância da contribuição dos alunos da unidade para o curso. “Juntar tecnologia com projeto social é importante para o aluno, é muito relevante fazer esse estudante prestar serviço para a comunidade sem ser na área de desenvolvimento de software”, disse. Pela parceria, os alunos da FCI participam do projeto como monitores dos laboratórios de informática. 

O engajamento com o setor privado no projeto Oportunidades na Nuvem conta com a sensibilização de restaurantes do campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie que irão fornecer alimentação gratuita aos alunos durante a formação. O projeto conta com o apoio do Bar do Zé, Rei do Mate, Mille Bistro, Borges, Casa do Pão de Queijo, Candy Place, Grazie, Anne e Trishul Chimbili, e doadores americanos sensibilizados com o projeto. 

Essa iniciativa é realizada no âmbito do projeto “Oportunidades”, implementado pela OIM com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).  

brazil.iom.int

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário