quinta-feira, 22 de abril de 2021

Presidente do México vai propor acordo de migração durante a Cúpula do Clima

 

Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador

Foto: Divulgação

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, vai propor nesta semana um novo acordo de migração entre os países da América do Norte e Central. 

A proposta sugere que migrantes da América Central, assim como aos mexicanos que consideram emigrar, trabalhem no plantio de árvores e safras em todo o México por três anos em troca de um eventual visto de trabalho de seis meses nos Estados Unidos. Eventualmente, os participantes do programa poderiam se inscrever para obter a cidadania americana.

Os detalhes foram divulgados em um vídeo postado por López Obrador em seu canal no YouTube nesse domingo (19). O presidente mexicano planeja apresentar o plano durante a Cúpula do Clima virtual nesta quinta-feira (22), convocada pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

“Poderíamos fazer um acordo e dizer: 'Vamos ver, apoiamos vocês no plantio da sua terra. Se vocês vão plantar café, se vão plantar cacau por três anos, nós apoiamos vocês por três anos e até mais, mas depois desses três anos, com a colheita, já tem direito automático a um visto de trabalho de seis meses para os Estados Unidos ”, explicou. 

“Você vai seis meses [para os EUA] e depois volta para sua cidade. E aí, três anos depois de ter seu visto de trabalho, com bom comportamento, você já tem o direito de solicitar a cidadania americana”, comentou. 

Procurados, a Casa Branca e o Departamento de Estado ainda não responderam a um pedido de comentários sobre a proposta.

Milhares de centro-americanos foram levados para o norte pela crise econômica da pandemia e dois devastadores furacões de categoria 4 no ano passado. O recente afluxo de migrantes, especialmente menores desacompanhados, na fronteira sul dos EUA, sobrecarregou os recursos do governo americano no mês passado.

O governo Biden pediu ao México, Honduras e Guatemala que estreitassem as fronteiras e interrompessem o fluxo de migrantes e colocou cerca de 28.000 anúncios de rádio na América Latina para desencorajar as pessoas de fazer a viagem.

Com o objetivo de encontrar no reflorestamento ambiental uma solução para a crise migratória, a proposta de López Obrador seria estender o programa previdenciário do governo mexicano “Sembrando Vida” (Semeando Vida, em português).

De acordo com o Ministério do Bem-Estar do México, o "Sembrando Vida" busca combater a pobreza rural e a degradação ambiental conectando famílias pobres para trabalhar em projetos de reflorestamento com apoio econômico e outros incentivos.

“Podemos plantar três milhões de hectares em três anos e dar 1,2-1,3 milhões de empregos aos irmãos da América Central e aos mexicanos de Chiapas, Campeche, Veracruz, Oaxaca, Tabasco. Isso também nos permitirá ordenar o fluxo migratório”, disse Obrador na publicação.

Além de países da América Central, a iniciativa incluiria Estados Unidos, Canadá e México. O presidente mexicano é um dos 40 líderes mundiais convidados a participar da cúpula do clima.

*Priscilla Alvarez, Matt Rivers e Natalie Gallon

CNNBRASIL

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário