sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Organização prepara mega-campanha na defesa dos imigrantes indocumentados em NY

Organização prepara mega-campanha na defesa dos imigrantes indocumentados em NY
Com a proximidade da sessão de janeiro do Legislativo, a maior organização de serviços e advocacia de imigrantes do estado de New York lançou uma ampla plataforma de propostas legislativas progressivas e está se preparando para promover uma grande campanha para que elas sejam aprovadas.
Nesta terça-feira, dia 19, Make the Road New York, uma organização estadual que possui 24 mil membros, lançou a campanha “Respect and Dignity Platform for 2020”.
A campanha propõe remover os agentes do departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) dos tribunais de todo o estado. Além disso, entre as propostas esta a de acabar com a discriminação em escolas e evitar despejo de imigrantes baseado em seu status imigratório.
A plataforma também inclui a descriminalização do trabalho sexual, fortalecer as proteções aos trabalhadores em geral e tributar os ricos para ajudar a financiar serviços sociais, como moradia, assistência médica, programas de educação, entre outras metas.
"O bem-estar de nossas comunidades corre risco quando o ICE está presente nos tribunais, quando milhões de inquilinos em todo o estado carecem de proteções básicas, quando práticas disciplinares severas e punitivas das escolas afligem nossos jovens e quando profissionais do sexo imigrantes transgêneros são criminalizados a cada momento” disse Javier Valdés, co-diretor executivo da Make the Road.
A Make the Road New York é uma organização progressista, liderada por imigrantes, com membros na cidade de New York, Long Island e Westchester, que presta serviços comunitários e incentiva a mudança de políticas a níveis local e estadual.
Durante a última sessão legislativa estadual, que viu pela primeira vez em quase uma década os democratas controlando ambas as câmaras do Legislativo, a Make the Road foi especialmente ativa no apoio a vários projetos que foram aprovados pelos legisladores.
Entre estas vitorias destacam-se a aprovação do New York State Dream Act, que concede bolsas de estudos estaduais a estudantes indocumentados, e a lei “Green Light”, que dá acesso a carteiras de motorista a pessoas indocumentadas.
A Make the Road New York também apoiou fortemente a reforma na lei de aluguel, com o objetivo de proteger os inquilinos indocumentados evitando a aplicação de preços abusivos e e perseguição por parte dos proprietários de imóveis.
A plataforma 2020 anunciada na terça-feira inicia a próxima onda de esforços da organização no sentido de aprovar mais projetos em defesa dos imigrantes.
O lançamento será seguido por uma série manifestações e reuniões em quatro prefeituras da cidade de NY, Long Island e Westchester, ao longo de dezembro. A última será em Albany, onde acontecerá a sessão legislativa para abrir o ano de 2020.
"É hora de recuperar nossa economia e democracia, fortalecendo a proteção dos trabalhadores e aumentando os impostos sobre os nova-iorquinos e as grandes corporações para financiar serviços vitais, como educação para jovens e adultos, assistência médica e moradia", afirmou Valdes, instando o governador Andrew Cuomo e os líderes legislativos a priorizar as questões na próxima sessão legislativa.
Brazilian Times
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário