sábado, 2 de novembro de 2019

Conferência de Assistência Social debate sobre refugiados no AM

Hoje, em especial os venezuelanos, ocupam vários municípios amazonenses e já somam mais de 15 mil pessoas, em trânsito, cuja maioria se concentra em Manaus
A situação dos imigrantes no Amazonas foi a pauta principal nos dois dias da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social. A conferência tratou sobre a Assistência Social no Atendimento ao Imigrante. 
Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) apontam que transitam em torno de 15 a 20 mil venezuelanos no Estado, entre os quais os índios da etnia Warao. Como o órgão não existe banco de dados, a estimativa tem como base informações da Polícia Federal, por conta da solicitação de refúgios, de residência e pelo atendimento feito dentro da Rodoviária de Manaus e Porto de Manaus.
Sendo o Brasil signatário de vários tratados de ajuda humanitária, tem co–responsabilidade na questão da imigração, porque assinou protocolos para efetivação desse atendimento. Para além dos protocolos assinados, o pré conceito e pensamento ético do trato para com a pessoa humana que passa fome, miséria e que chega até nós pedindo ajuda foram assuntos abordados no evento.
Abrigos
O abrigo de estrangeiros venezuelanos localizado na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, conta com o apoio da Seas que presta apoio técnico na coordenação do acolhimento dos mais de 400 abrigados, com a oferta de três refeições ao dia, atendimento psicossocial, encaminhamentos para atendimento de saúde, viabilização de documentação civil, inserção no serviço regular de educação, programas e projetos socioassistenciais.
Além disso, a equipe articula a inserção dos abrigados no programa Jovem Aprendiz, Sine Amazonas, elaboração de currículos e inserção no mercado de trabalho, viabilização de cursos em articulação com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Caritas e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
No final dos trabalhos da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social foi realizada a eleição para escolha dos representantes do Amazonas que vão participar da Conferência Nacional Democrática que vai acontecer em Brasília, no final de novembro.

*Com informações da assessoria 
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário