Um estudo realizado em Zurique relança o debate sobre os direitos de voto da população estrangeira. Qual é a sua opinião?

A falta de integração política da população estrangeira é um dos pontos fracos da democracia suíça: 25%, ou seja, uma em cada quatro pessoas na Suíça não têm o direito de votar nas eleições e plebiscitos nacionais.
O artigo "Ausländerstimmrecht, das grosse Dilemma der direkten Demokratie" (O grande dilema da democracia direta) é de grande atualidade. Segundo um estudo realizado em Zurique, 45% dos residentes estrangeiros de 30 a 39 anos - a faixa etária mais numerosa e variada - não têm voz política, embora estejam perfeitamente integrados na sociedade, especialmente economicamente.
Alguns até perderam o direito de votar em seu país de origem. Os cidadãos britânicos, por exemplo, perdem-no depois de viver quinze anos no estrangeiro.
Várias cidades e cantões suíços, principalmente na região de língua francesa, têm enfrentado o problema e concederam o direito de voto aos residentes estrangeiros.
swissinfo.ch
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário