Um estudo iniciado em Roraima sobre migração e refúgio ultrapassou fronteiras e agora terá continuidade nos Estados Unidos. O pesquisador roraimense Josué Santos, egresso do mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Estadual de Roraima (UERR), embarca na próxima semana para a Universidade de Stanford, na Califórnia, onde aprofundará sua investigação.
O trabalho faz parte de seu doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP), no modelo conhecido como “doutorado sanduíche”, em que parte da pesquisa é realizada no Brasil e parte no exterior.
A trajetória de Josué começou com sua dissertação sobre crianças indígenas venezuelanas da etnia Warao vivendo em abrigos humanitários em Boa Vista. Intitulada Entre Idas e Vindas: Os Processos de Aprendizagem de Crianças Indígenas Venezuelanas Warao Refugiadas e Migrantes em Roraima, na Amazônia, a pesquisa vai se transformar em livro a ser lançado ainda este ano pela UERR Edições.
Além disso, o pesquisador criou a página “Povos Indígenas de Roraima”, que reúne informações sobre organização social e aspectos linguísticos das etnias locais.
Reconhecimento acadêmico
Em 2022, Josué apresentou nos Estados Unidos o artigo Da cabana de palha aos muros de concreto: um estudo comparativo do ensino de português em dois contextos indígenas amazônicos, durante o XI Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, promovido pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP).
Agora, em Stanford, ele pretende ampliar o olhar para os fluxos migratórios de latinos nos EUA, dialogando com sua pesquisa sobre os refugiados na Amazônia.
Para custear os primeiros 30 dias nos Estados Unidos, o pesquisador lançou uma campanha online de financiamento coletivo. Após esse período, ele receberá uma bolsa para ajudar nas despesas de moradia e alimentação.
roraimanarede.com.br
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário