quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Brasil e Irlanda desarticulam organização criminosa transnacional de tráfico de pessoas

 

No Brasil, foram mobilizados 120 policiais federais e 7 servidores da Receita Federal para dar cumprimento para 5 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão. Foto: Divulgação/Polícia Federal

Uma organização criminosa transnacional especializada no tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual foi alvo da Operação Cassandra, deflagrada nesta quarta-feira (3) pela Polícia Federal, com apoio da Receita Federal. A investigação foi conduzida em cooperação com a Europol e a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda.

Até o momento, foram identificadas aproximadamente 70 mulheres em situação de exploração. As investigações indicam que a organização criminosa atua desde 2017, com foco no tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual. As vítimas eram submetidas a forte controle e coerção.

Além da exploração sexual, o grupo também praticava crimes de lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes tributários. Para disfarçar e movimentar os elevados lucros obtidos ilegalmente, a organização utilizava diversos mecanismos de lavagem de dinheiro, fraudes documentais e práticas financeiras ilícitas.

Para a coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do MJSP, Marina Bernardes, a operação mostra a relevância da articulação internacional no combate a esse tipo de crime. “Essa operação demonstra, mais uma vez, a importância da cooperação internacional no enfrentamento ao tráfico de pessoas, um crime que não conhece fronteiras e exige respostas articuladas entre países. Do ponto de vista da política nacional, a operação reforça o compromisso do Brasil em proteger as vítimas do crime e responsabilizar organizações criminosas que atuam de forma transnacional”, afirmou.

Existem canais de denúncia para situações suspeitas de tráfico de pessoas:

No Brasil - Comunica PF, Disque 100 (para violações de direitos humanos, de crianças e de adolescentes) e o Ligue 180 (para violações contra mulheres e meninas).

No exterior - Procure a Embaixada ou Consulado do Brasil no país em que você se encontra. Fora do horário comercial, entre em contato com o Plantão Consular do Itamaraty, disponível no Brasil, pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

Cooperação Brasil e Irlanda

A investigação transnacional foi possível por causa da cooperação internacional entre Brasil e União Europeia. Um exemplo foi o acordo de cooperação entre a Polícia Federal (PF) e a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol). O instrumento foi firmado, em março deste ano, entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o comissário europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner.

A ação foi realizada em cooperação internacional entre o Brasil e a Irlanda. A Europol e a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, agiram simultaneamente e deflagraram a Operation Rhyolite, voltada a apurar crimes praticados pelo mesmo grupo criminoso naquele país. Na Irlanda, estão sendo cumpridas três prisões e diversos mandados de busca e apreensão em residências de investigados e estabelecimentos ligados à organização criminosa.

Operação Cassandra

No Brasil, foram mobilizados 120 policiais federais e 7 servidores da Receita Federal para dar cumprimento para 5 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Além dos mandados, a Justiça Federal também decretou 13 medidas restritivas de direitos.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes contra a ordem tributária.

https://www.gov.br/mj/pt-br

www.miguelimigrante.blogspot.com

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Seminário “Espetáculo Popular, um mundo embaixador de alegria e de esperança”

 Seminário “Espetáculo Popular, um mundo <br>embaixador de alegria e de esperança”

O seminário on-line Espetáculo Popular, um mundo embaixador de alegria e de esperança será realizado na terça-feira, 9 de setembro, das 15h30min às 17h30min. O evento é co-organizado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e pela Fundação Migrantes.

Será uma oportunidade para aprender mais sobre a realidade do espetáculo popular e sua ligação com a fé católica, em continuidade com o Jubileu das Bandas e do Espetáculo Popular realizado nos dias 10 e 11 de maio de 2025.

esperança, tema do Jubileu, será abordada na religiosidade popular, mas também como um valor presente no palco. Por meio dessa lente espiritual, olharemos para o presente e para o passado, com uma visão global de um mundo de tradições e folclore específicos, que precisa se adaptar à realidade da globalização.

A abertura do simpósio será feita pelo Dr. Salvatore Luciano Bonventre, Conselheiro Nacional da Federazione Italiana Tradizioni Popolari. Em seguida, haverá a presença de personalidades institucionais e professores universitários ligados ao mundo do espetáculo popular e de sua pastoral.

O encerramento será feito pelo Prof. Alessandro Serena, Diretor Científico do Open Circus. O moderador é o Pe. Mirko Dalla Torre, Diretor Diocesano e Regional da Fundação Migrantes. Programa completo (PDF em italiano).

No Jubileu de maio passado, milhares de artistas não apenas atravessaram a Porta Santa, mas também se apresentaram em várias praças de Roma. No domingo, após a Missa na Piazza Cavour, os peregrinos desfilaram até a Praça de São Pedro, onde assistiram ao primeiro Regina Caeli do Papa Leão XIV. (Mais detalhes aqui)

O seminário de 9 de setembro será realizado, a portas fechadas, no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. No entanto, a participação on-line é aberta a todos, bastando acessar o seguinte link. Graças ao serviço de tradução simultânea, o evento está disponível em italiano, inglês e espanhol.

https://www.humandevelopment.va/pt

www.miguelimigrante.blogspot.com

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Migrante reclama de via-crúcis: sem intérprete, sem consulta e sem benefício

 

Banner do Projeto Bienvenido, que acolhe migrantes em Dourados (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

O caso de uma mulher haitiana que sofre com dores crônicas e não conseguiu acessar exames gratuitos e benefícios previdenciários como o auxílio por incapacidade temporária levou o Ministério Público de Mato Grosso do Sul a começar a fiscalizar as políticas destinadas aos migrantes e refugiados em Dourados — uma das cidades que mais recebem essa população no Estado.

... O relato foi feito pela migrante a uma equipe técnica do órgão. A avaliação do caso revelou barreiras linguísticas e culturais que comprometem o acesso pleno aos serviços públicos, além de limitações no atendimento prestado pelas unidades de saúde. A mulher vive no município desde 2018

Um procedimento administrativo aberto pela 10ª Promotoria de Justiça de Dourados levanta informações sobre os programas e ações executados, além do uso de recursos públicos para garantir os direitos dessa população como um todo. Ele foi instaurado no fim do mês passado. O foco é analisar a estrutura das equipes vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e entender se há possível omissão do poder público

Um procedimento administrativo aberto pela 10ª Promotoria de Justiça de Dourados levanta informações sobre os programas e ações executados, além do uso de recursos públicos para garantir os direitos dessa população como um todo. Ele foi instaurado no fim do mês passado. O foco é analisar a estrutura das equipes vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e entender se há possível omissão do poder público

O procedimento apura o repasse de recursos federais ao município de Dourados para ações socioassistenciais e aplicação deles no Projeto Bienvenido, que atende exclusivamente cidadãos venezuelanos. Os demais imigrantes são atendidos por demanda espontânea nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e demais serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social

De antemão, o Ministério Público identificou que parte das ações previstas no plano de aplicação dos recursos, como hospedagem e fornecimento de lanches, não foi executada devido a entraves licitatórios. Além disso, registrou preocupação com a ausência de intérpretes e com a burocracia enfrentada por imigrantes para validar diplomas via Revalida

Ainda neste mês, a Prefeitura de Dourados terá que prestar informações detalhadas sobre os atendimentos realizados pelo Projeto Bienvenido em 2025; o plano de ações executadas com recursos federais; as ações socioassistenciais financiadas com recursos federais; os cursos oferecidos pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e a oferta de ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos); capacitação de profissionais do SUS e SUAS para atendimento a imigrantes; a existência de intérpretes nos serviços públicos; e a comprovação do atendimento da paciente haitiana por unidade de saúde do município

A reportagem questionou o prefeito de Dourados, Marçal Filho, sobre a execução das políticas migratórias, mas não recebeu retorno.... veja mais em https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/migrante-reclama-de-via-crucis-sem-interprete-sem-consulta-e-sem-beneficio

https://www.campograndenews.com.br/

www.miguelimigrante.blogspot.com