Por Gabriela Varão*
Entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Centro MariAntonia da USP, acontece a quarta edição do Fórum Internacional Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas, com o tema Refugiados urbanos e Univer(cidades): pesquisa, extensão e cultura na era das crises. Durante os três dias, das 9 às 19 horas, a proposta é refletir sobre a realidade migratória e o papel das universidades nesse contexto. Para isso, o evento irá promover debates, rodas de conversa, conferências, oficinas, performances artísticas e atividades com projetos de extensão universitária e coletivos de migrantes.
O fórum é coordenado pelas professoras Vera Telles e Bianca Medeiros, ambas do Departamento de Sociologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com pesquisas na área de estudos urbanos. A curadoria foi feita por Karina Quintanilha, advogada e doutora em Sociologia pela Unicamp, atualmente pesquisadora colaboradora na FFLCH, em parceria com coletivos de migrantes e com o grupo de estudos Cidade e Trabalho, coordenado por Vera.
“Ao longo dos três dias do evento, vamos buscar contribuir para visibilizar e estimular projetos de pesquisa, extensão e cultura comprometidos com as lutas por direitos humanos e, ao mesmo tempo, construídos em conjunto com as pessoas migrantes, refugiadas e na diáspora”, afirma Karina.
A quarta edição se insere no cenário de migração atual, em que ocorrem desastres ambientais e guerras, aumentando os processos migratórios e, ao mesmo tempo, ampliam-se as formas de controle e criminalização de populações que migram em busca de refúgio. A curadora destaca que o “‘IV Fórum’ vai buscar agregar diversas experiências, incluindo formas de organização dos próprios migrantes e refugiados, que demonstram a importância das redes constituídas na universidade para a garantia de direitos, bem como para a produção do conhecimento e o enfrentamento das diversas formas de discriminação étnico-racial e de gênero na sociedade brasileira”.
A programação conta com a presença de convidados nacionais e internacionais, como Amarela Varela-Huerta, da Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM), e Pablo Ceriani Cernadas, vice-presidente do Comitê das Nações Unidas sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes e suas Famílias (CMW-ONU). Todas as atividades podem ser conferidas no site do fórum.
Fronteiras que cruzam
O nome do fórum Fontié ki Kwaze significa “fronteiras que cruzam” em creole haitiano. Ele surgiu em 2017, a partir do diálogo com membros da União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH), coordenada por Fedo Bacourt, integrante do projeto de extensão Fronteiras Cruzadas no Departamento de Sociologia da FFLCH da USP.
Há sete anos, o fórum se dedica a projetos de extensão e cultura com o objetivo de produzir conhecimento e desenvolver novas formas de engajamento e pesquisa. Na edição deste ano, haverá um Sarau Multicultural, Pelo Direito de Migrar e Solicitar Refúgio, organizado pelo artista boliviano Aymara Juan Cusicanki e pela atriz Alohá de la Queiroz, com participação especial de Nduduzo Siba, multiartista da África do Sul, Rawaa Alsagueer, videomaker e ativista da Palestina, e do grupo musical Son de los Andes.
Karina explica que “este ano o Sarau busca chamar a atenção para o ‘direito de migrar e solicitar refúgio’, reivindicando Justiça por Evans Wusu, migrante de Gana que morreu à espera do refúgio, sem ter recebido atendimento médico, no Aeroporto de Guarulhos. O Sarau também convoca a solidariedade pela situação de dezenas de migrantes impedidos de solicitar refúgio que estão ameaçados de deportação, neste momento, no Aeroporto de Guarulhos em razão de retrocessos na política migratória brasileira que violam tratados internacionais de direitos humanos”.
O evento é aberto e gratuito, todas as pessoas interessadas podem se inscrever pelo link, principalmente estudantes, professores, organizações, movimentos sociais e pessoas que tenham contato com a questão migratória no dia a dia do trabalho. O período de inscrição estará aberto até esgotarem as vagas. Haverá emissão de certificado para os participantes.
Serviço
IV Fórum Internacional Fronteiras Cruzadas: Refugiados urbanos e Univer(cidades)
Quando: 11, 12 e 13 de dezembro, das 9 às 19 horas
Onde: Centro MariAntonia da USP – Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo
Inscrições: https://forms.gle/pLAymDKkcNy9xdV29
Mais informações: fontieforum@gmail.com
*Estagiária sob a supervisão de Antonio Carlos Quinto
Jornal Usp
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário