quinta-feira, 4 de julho de 2024

Crianças brasileiras e migrantes participam de roda de histórias

 

Voltado a escolas públicas que possuem estudantes migrantes no quadro de alunos, projeto oferece transporte e lanche para o dia das atividades

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva, no bairro Cristal, participaram na manhã desta quinta-feira, 4, de roda de histórias voltada à integração de crianças brasileiras, migrantes e refugiadas. O encontro ocorreu na ONG Cirandar, realizadora do evento, que fica na rua dos Andradas, 851, Centro Histórico de Porto Alegre. A ação promove a cultura da paz e foi articulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre as áreas de Saúde na Escola e Saúde de Imigrantes, Refugiados e Apátridas, dentro do Programa Saúde na Escola.

O objetivo do projeto é desenvolver rodas de história oral conduzidas por migrantes de diferentes nacionalidades que se encontram no Brasil, buscando superar a xenofobia. Os contadores de histórias foram a haitiana Anne Bruneau e o venezuelano Héctor López. Anne é presidente da Associação dos Haitianos no Brasil (AHB), e López é coordenador de projetos da Pacto pelos Direitos de Migrar (PDMIG).

Mãe de Jacob, 10 anos, a venezuelana Yosmary acompanhou a atividade com a turma do filho, que é autista. Para ela, ações desse tipo facilitam a interação entre as crianças e estimulam o acolhimento.

Voltado a escolas públicas que possuem estudantes migrantes no quadro de alunos, o projeto oferece transporte e lanche para o dia das atividades. Tem o incentivo financeiro do governo do Estado, com recursos do Pró-Cultura RS, e Ministério Público do Trabalho.

Saúde na Escola – O Programa Saúde na Escola possui linhas de atuação voltadas a alunos da rede pública. É uma iniciativa do governo federal, articulada entre os ministérios da Saúde e da Educação. Em Porto Alegre, é desenvolvido pela SMS, Smed, Seduc e SES-RS.


Vanessa Conte

 Andrea Brasil


https://prefeitura.poa.br/

www.miguelimigrante.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário