Cidade do Panamá, Panamá, 1 de maio de 2023 – A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançou nas redes sociais Facebook e TikTok as páginas do projeto “Confía en el Tucán” (Confia no Tucano). A iniciativa tem como porta-voz “El Tucán”, um pássaro dedicado a combater informações falsas e oferecer conteúdos verificados sobre a selva que conecta os territórios do Panamá e da Colômbia.
As páginas do “Confía en el Tucán” divulgarão informações sobre os riscos do trajeto, mensagens de prevenção de violência e de combate ao tráfico humano identificados pelo ACNUR em pesquisas com pessoas solicitantes da condição de refugiado, refugiadas e migrantes. O projeto inclui a publicação de histórias em vídeo narradas por quem arriscou a vida ao cruzar a perigosa fronteira para entrar no Panamá.
Em 2022, cerca de 250 mil pessoas de mais de 30 nacionalidades cruzaram a selva de Darién em busca de proteção internacional e melhores oportunidades. Cerca de 38% das pessoas que chegam a Darién receberam informações pelo Facebook e quase 10% pelo TikTok.
“As redes sociais têm um protagonismo inegável ao influenciar as decisões que pessoas tomam, porém também é um espaço de extrema desinformação. “Confía en el Tucán” promove informações confiáveis e comunicação em duas vias para que pessoas, geralmente em situação de vulnerabilidade, possam tomar decisões informadas”, explica Phillippa Candler, Representante do Escritório Multipaís do ACNUR no Panamá.
As páginas de Facebook e TikTok do projeto “Confía en El Tucán”, administradas pelo ACNUR, transmitirão informações de proteção e materiais de comunicação de outras agências da ONU e parceiros.
A região das Américas enfrenta uma situação sem precedentes no número de pessoas em movimento irregular. Com iniciativas como “Confía en el Tucán”, o ACNUR adapta a sua comunicação para as necessidades de proteção e informação das pessoas em movimento.
Acnur
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário