quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Manaus: Migração e refúgio são abordados em palestra para servidores da Sejusc

Servidores da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participaram, nesta quarta-feira (16/10), de uma capacitação com foco em Migração, Refúgio e Assistência Social, promovido pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC). O evento foi realizado na Unidade 3 do Centro Universitário do Norte (Uninorte), na avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus.O encontro esclareceu dúvidas sobre a atual Lei da Migração e a situação dos refugiados venezuelanos na capital amazonense.
Segundo dados da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), 16 mil venezuelanos solicitaram formalmente refúgio no Amazonas. Desde 2017, o Brasil já recebeu mais de 115 mil solicitações, segundo a Polícia Federal. A Sejusc é responsável pelo Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, que fica no entorno da Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim – Rodoviária de Manaus. Com a Operação Acolhida, foram instaladas estruturas de albergue no local para pernoite dos refugiados, que têm recebido aproximadamente 300 venezuelanos.
A secretária executiva adjunta de Direitos da Sejusc, Edmara Castro, participou da abertura do evento. Ela falou sobre as ações da pasta e sobre o trabalho feito na Operação Acolhida em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), prefeitura de Manaus, Forças Armadas, Acnur e Organização Internacional para as Migrações (OIM), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“Ninguém consegue fazer nada sozinho. Estamos conseguindo implantar a Operação Acolhida com muita rapidez. A resposta humanitária do Brasil é referência mundial. Nós temos casos de venezuelanos que já foram para outros países da América Latina e, pelo tratamento não ser satisfatório, eles acabam vindo para o Brasil porque a resposta aqui é referência, principalmente na questão humanitária”, afirmou a secretária.
sejusc.am.gov.b
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário