sexta-feira, 10 de maio de 2019

Paraíba já acolhe 4,4% dos venezuelanos

A Paraíba acolhe cerca de 4,4% dos venezuelanos que estão no país e está entre os dez estados com maior índice de concentração dos migrantes. Até o momento, a maior parte deles se concentra no Rio Grande do Sul.
No estado paraibano, os venezuelanos foram trazidos para o Litoral Sul e para a capital. Em abril deste ano, a Paraíba iniciou o processo de formação de rede de atenção a refugiados. A rede é constituída por instituições, órgãos e entidades que atuam no acolhimento ou assistência ao grupo.
De acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações, além da Paraíba, que ocupa o 10º lugar, os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro figuram o topo da lista.
A Confederação Nacional de Municípios afirma que é necessário o acolhimento humanitário aos ‘vizinhos latinho-americanos’ e lançou a campanha ‘Interiorização + humana’. Para isso, visa deslocar de forma voluntária os venezuelanos abrigados para os municípios que se habilitarem para recebê-los.
Para apoiar a inserção dos migrantes no Município, o governo federal disponibilizará um pacote de benefícios que abrange as políticas, estratégias e programas sociais aos municípios que aderirem ao Termo de Adesão
MaisPB
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário