sábado, 17 de janeiro de 2026

Irã: Médicos Sem Fronteiras mantém projetos de saúde no país


 

A imensa perda de vidas relatada pela mídia é devastadora. Com as comunicações ainda ocorrendo de força esporádica, é extremamente difícil obter informações sobre a situação atual ou confirmar relatos, incluindo o número de feridos e mortos.

Durante breves períodos de retomada das comunicações em todo o país, conseguimos fazer contato com nossas equipes, que estão em segurança e conseguiram manter o atendimento aos pacientes que já acompanhavam.

Embora não estejamos autorizados a realizar atividades além do escopo de nossos projetos voltados a comunidades vulneráveis no Irã, seguimos oferecendo apoio médico aos hospitais. Até o momento, Médicos Sem Fronteiras (MSF) não recebeu nenhum paciente com ferimentos relacionados à violência.

Atividades de MSF no Irã

MSF mantém três projetos no Irã que oferecem serviços de saúde primária, incluindo consultas médicas e obstétricas, triagem de doenças infecciosas, tratamento e acompanhamento da hepatite C, além de serviços de saúde mental para populações em situação de vulnerabilidade – em especial refugiados afegãos – no sul de Teerã, em Mashhad e na província de Kerman. Essas pessoas enfrentam grandes barreiras no acesso aos cuidados de saúde devido ao estigma, à criminalização, à falta de documentos ou de seguro e à falta de condições financeiras para arcar com os custos dos serviços médicos.

Sul de Teerã

MSF iniciou seu projeto no sul de Teerã em 2012 para responder às lacunas críticas de acesso à saúde enfrentadas por populações em situação de vulnerabilidade em uma das áreas urbanas mais empobrecidas e complexas da cidade. A organização oferece atenção primária integrada e centrada no paciente por meio de uma clínica fixa, clínicas móveis e atividades direcionadas a essas populações. Os serviços incluem atendimento para doenças infecciosas e não infecciosas, saúde sexual e reprodutiva, atendimento a pessoas feridas, saúde mental e apoio social, triagem e tratamento da hepatite C, encaminhamentos para atenção secundária, além de apoio social e ações de promoção da saúde.

Mashhad

MSF está presente em Mashhad, a segunda maior cidade do Irã, próxima à fronteira com o Afeganistão, desde 1996. Desde 2018, MSF mantém diversas clínicas móveis que oferecem consultas médicas e psicológicas, além de triagem para doenças infecciosas, como hepatite C, para grupos em situação de vulnerabilidade. Na clínica do distrito de Golshahr, onde vive a maior parte dos refugiados afegãos de Mashhad, as equipes de MSF oferecem aconselhamento, apoio psicossocial, educação em saúde e encaminhamentos para serviços especializados.

Província de Kerman

MSF é a única organização médica que oferece serviços diretos de saúde a refugiados afegãos na província de Kerman. Seus centros de atenção primária à saúde atendem áreas periféricas e desassistidas da cidade de Kerman, que abriga cerca de 200 mil afegãos. Desde abril de 2024, MSF administra a clínica Vahdat, a 10 quilômetros da cidade, e está atualmente estabelecendo uma clínica fixa em Kerman, em parceria com as autoridades de saúde. Os serviços incluem atendimento a doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e apoio psicossocial, atendimento a pessoas feridas e triagem para tuberculose, HIV, hepatites B e C.

https://www.msf.org.br

www.miguelimigrante.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário