FOTO: DIVULGAÇÃO | AGÊNCIA BRASIL
Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta terça-feira (30). Atualmente, Caxias do Sul concentra cerca de 17% das contratações de migrantes no mercado formal de trabalho em nível estadual. No primeiro trimestre deste ano, o município foi responsável pela admissão de 2.465 migrantes.
Entre os índices, cerca de 1.786 demissões foram realizadas no mercado de trabalho no período, o que representa baixa em comparação ao ano passado, quando as demissões totalizaram 3.300. Frente as admissões e demissões, a alta corresponde a um saldo de 670 novas oportunidades com carteira assinada.
Os dados ainda revelam a distribuição de acordo com variáveis sociais. A maioria dos contratados são homens, entre 30 e 39 anos com ensino médio completo. Conforme o analista sociólogo técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), Juliano Florkzak Almeida, a atuação de migrantes se torna fundamental no desenvolvimento regional. Desta forma, a mão de obra dinamiza assim vagas e o mercado de trabalho formal.
Em dados gerais, o mercado formal de Caxias do Sul também apresentou saldo positivo. No primeiro mês do ano, foram realizados 8.409 contratações frente a 6.674 demissões, o que resultou em um saldo positivo de 1.735 carteiras assinadas. A indústria foi o setor que se destacou, com geração de 784 vagas, seguida pela agropecuária (695) e serviços (195)
https://www.radiocaxias.com.br/
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário