segunda-feira, 17 de junho de 2024

Refugiados afegãos chegam à Itália graças aos corredores humanitários

 

AFP

A população global de refugiados aumentou 7 por cento em 2023, atingindo 43,4 milhões durante o ano. A maior proporção de refugiados é proveniente do Afeganistão e da Síria, ambos com 6,4 milhões cada. Segue a Venezuela (6,1 milhões de refugiados e outras pessoas que necessitam de proteção internacional) e a Ucrânia (6,0 milhões de refugiados).

191 refugiados afegãos chegarão no Aeroporto Fiumicino na quinta-feira, 20 de junho, com um voo proveniente de Islamabad, graças aos corredores humanitários promovidos pela Conferência Episcopal Italiana (através da Caritas Italiana), Comunidade de Sant'Egidio, Federação das Igrejas Evangélicas da Itália, Tavola Valdese, Arci, de acordo com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR), a maior proporção de refugiados em nível mundial provém do Afeganistão e da Síria, ambos com 6,4 milhões, que em conjunto equivalem a um terço de todos os refugiados sob o mandato do ACNUR.

Os cidadãos afegãos, refugiados no Paquistão desde agosto de 2021, serão imediatamente transferidos para diferentes regiões e iniciados na integração, a partir da aprendizagem da língua e da inserção profissional. Tudo isso tornou-se possível graças a este projeto totalmente apoiado pelos órgãos proponentes, apoiado por algumas ONGs incluindo a Solidaire - que contribuiu para a organização do voo do Paquistão, Nove ONGs e Fondazione Pangea, que durante meses colocaram em segurança parte das famílias nas suas safe house (casas seguras). Os refugiados serão, portanto, acolhidos em casas e estruturas disponibilizadas pela Comunidade de Sant'Egidio, pelas Igrejas Protestantes Italianas, pelos clubes Arci, pela Caritas, bem como por associações e cidadãos italianos, que ofereceram os seus apartamentos para acolhê-los.

Às 16h30 de quinta-feira, 20 de junho, será realizada uma recepção aos refugiados e uma coletiva de imprensa no Terminal 5 do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Fiumicino, com a participação de Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio; Daniele Garrone, presidente da Federação das Igrejas Evangélicas na Itália; Filippo Miraglia, gerente nacional de imigração da Arci; Paolo Valente, vice-diretor da Caritas Italiana; representantes do Ministério do Interior e o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional

É necessária a inscrição até quarta-feira, 19 de junho, às 12h00, com um email para com@santegidio.org, indicando nome completo, local e data de nascimento, jornal e eventual matrícula do automóvel para aceder ao parque de estacionamento do Terminal 5. Entrada de jornalistas será permitida até às 16h.

https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário