terça-feira, 9 de maio de 2017

Cidade brasileira de Manaus decreta emergência devido a imigração de índios da Venezuela

A câmara municipal de Manaus, capital do Estado brasileiro do Amazonas, decretou o estado de emergencial social devido ao intenso processo de imigração dos indígenas da etnia Warao, da Venezuela. 
Segundo informações divulgadas pelo portal de notícias G1, vários grupos de índios venezuelanos estão acampados sob um viaduto, na Rodoviária de Manaus e em bairros de lata no centro da cidade, fugindo da crise económica e da falta de alimentos no seu país.
As autoridades de Manaus considerou que os índios venezuelanos estão a ser submetidos à situação de risco pessoal e social, em especial crianças, adolescentes e idosos. A chegada destes indígenas ao Brasil já gerou a abertura de um inquérito civil pelo Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, que está a acompanhar e tratar de medidas de apoio aos Warao.
pesar de não ser o destino preferencial dos venezuelanos que fogem da crise económica, política e social, o Ministério da Justiça informou no dia 06 de maio que foram registados 8.231 pedidos de refúgio feitos por venezuelanos ao Governo do Brasil. O número é quase o dobro dos pedidos de refúgio registados entre 2010 e 2016, num total de 4.477 solicitações para aquele período.
As manifestações contra e a favor do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, intensificaram-se e têm tornado a situação mais tensa naquele país desde há um mês, com a oposição a reclamar a libertação dos presos políticos, a convocação de eleições gerais, o fim da repressão policial e o cancelamento da Assembleia Constituinte. Em consequência da instabilidade, já morreram 37 pessoas e mais de 600 ficaram feridas.
Observador
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário