segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ONU promove encontro em Brasília sobre atendimento a migrantes e refugiados

Evento organizado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em Brasília promove de 5 a 7 de dezembro a troca de experiências entre organizações especializadas no atendimento de refugiados e migrantes que chegam ao Brasil. Segundo o ACNUR, o debate se torna ainda mais importante em um momento de forte aumento do fluxo migratório para o país de pessoas que fogem de conflitos armados, violência e perseguições.
Haitianos desembarcam em busca de oportunidades de emprego no Brasil após o terremoto de 2010. Foto: Senado / Luciano Pontes
Haitianos desembarcam em busca de oportunidades de emprego no Brasil após o terremoto de 2010. Foto: Senado / Luciano Pontes
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promovem na semana que vem (5 a 7) o 12º Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMir).
O evento, que tem o apoio do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrerá no Centro Cultural de Brasília SGAN (Av. L2 Norte, Quadra 601, Módulo B).
Articulada pelo IMDH, a RedeMir existe há doze anos e tem atualmente aproximadamente 60 entidades espalhadas por todas as regiões do Brasil.
O encontro nacional é realizado todos os anos em Brasília para apresentar e promover o intercâmbio de práticas para a superação de desafios na atenção a migrantes e refugiados e contribuir para a implementação de políticas públicas de atenção a esta população.
Segundo o ACNUR, o debate e a troca de experiências sobre a questão tornam-se mais importantes a cada ano, principalmente com o aumento do fluxo migratório para o Brasil de pessoas que fogem de conflitos armados, violência e perseguições, como tem sido o caso de sírios, paquistaneses, afegãos, nigerianos, iraquianos, e venezuelanos.
Essa realidade tem exigido cada vez mais ações de acolhimento adequado desta população que necessita de trabalho, integração, saúde, solidariedade. Com o tema “Acolhida e Proteção de Direitos dos Solicitantes de Refúgio, Refugiados, Migrantes e Apátridas”, os participantes do encontro deste ano pretendem debater ações capazes de suprir as demandas de acolhimento e proteção.
No último dia do evento, haverá ainda um debate sobre o Projeto de Lei de Migrações (PL 2516/2015), em tramitação na Câmara dos Deputados.
Para Rosita Milesi, diretora do IMDH, o encontro deste ano pretende aprofundar temas urgentes relativos à questão migratória e ao refúgio, favorecendo também o fortalecimento dos laços entre as entidades participantes.
“Temos que trabalhar para a implementação de políticas e o avanço em práticas de atenção, acolhida e integração dos migrantes e refugiados em nosso país. Não pleiteamos privilégios para os refugiados e imigrantes, mas defendemos políticas específicas para essa população”, afirmou.
Onu
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário