quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Direitos laborais dos imigrantes debatidos em Lisboa

Num seminário sobre imigração e trabalho, o coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa, Libério Domingues, defendeu a necessidade de promover uma maior sensibilização para os direitos dos imigrantes.

No final do encontro realizado esta quarta-feira, em Lisboa, o sindicalista afirmou à Lusa que é preciso “procurar uma maior inserção laboral e maior sensibilização para o exercício dos direitos dos trabalhadores imigrantes”, tendo acrescentado que “a nossa Constituição não define direitos diferentes para os trabalhadores nacionais ou não nacionais”.
Para Libério Domingues, as questões da higiene e da segurança do trabalho estão entre as que mais o preocupam, uma vez que são dos direitos “que mais passam ao lado dos trabalhadores imigrantes”.
Ausência de uma cultura de reivindicação
“Para nós são dos mais graves. Do nosso ponto de vista, tem a ver com a saúde e a própria vida. Aqueles que estão em situação mais precária no emprego tendem a exigir muito poucas condições de trabalho. E depois somos surpreendidos com acidentes”, sublinhou, tendo ainda alertado para o facto de não haver “uma cultura por parte dos trabalhadores imigrantes em reivindicar condições de trabalho dignas, segurança”.
Por seu turno, João Afonso, vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, declarou que o seminário pretendeu “conhecer a situação de trabalho dos imigrantes, as condições e o enquadramento legal”, para se ter um conhecimento dos mecanismos pelos quais se deve zelar.
Entre as conclusões deste seminário, constatou-se, nomedamente que “as informação estão maioritariamente em português e por essa razão os imigrantes não conhecem os mecanismos que os podem ajudar, nem quem os pode defender”, afirmou.
A problemática dos direitos laborais e da formação profissional estiveram no centro das intervenções do seminário, que foi organizado em conjunto pela Câmara Municipal de Lisboa e pela União dos Sindicatos de Lisboa, parceira do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Lisboa.
Esquerda net
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário