quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Refugiados são "prisioneiros" da Europa

Os refugiados são "prisioneiros" da Europa, pois "deixaram os seus países, fugiram da morte, para entrar nas prisões" em que transformaram os campos de acolhimento, critica o especialista em migrações Sami Nair, de visita a Portugal.

 "Temos agora gente em campos na Grécia e em Itália, sem direito nem possibilidade de saírem desses campos", denuncia o politólogo, filósofo e sociólogo franco-argelino -- que está em Lisboa para participar na conferência "O futuro da Europa depende do futuro dos refugiados", inserida no XII Congresso Internacional do Conselho Português para os Refugiados, que hoje se realiza na Fundação Calouste Gulbenkian.


"[Os refugiados] são nossos prisioneiros. Deixaram os seus países, fugiram da morte, para entrar nas prisões europeias", denuncia Sami Nair, frisando que "nenhum país da União Europeia está a aplicar" as Convenções de Genebra (1951), que estabelecem que "há que acolher o refugiado, protegê-lo e dar-lhe direitos iguais aos cidadãos do país de acolhimento".

CMao Minuto


www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário