terça-feira, 29 de novembro de 2016

Mensagem do Arcebispo do Rio de Janeiro a Coordenação Nacional do Serviço Pastoral do Migrante


MENSAGEM DO CARDEAL ORANI JOÃO TEMPESTA AOS PARTICIPANTES DA COORDENAÇÃO AMPLIADA DO SERVIÇO PASTORAL DOS MIGRANTES NACIONAL

O fenômeno das migrações no mundo sempre foi algo preocupante, pelas graves implicações humanas, sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas que provocam. A questão dos refugiados agravou-se em nosso tempo, dando origem a uma crise humanitária que se multiplica em várias regiões do mundo, tendo frequentemente como motivo a perseguição religiosa e étnica, e provocando ondas de terror, intimidação e violência. Representa um grande desafio à comunidade nacional e internacional.
         A posição da Igreja sempre foi de solicitude pelos mais pobres e abandonados, pois foi esse o exemplo que Jesus nos deixou. Ele também nos ensinou a reconhecer o seu próprio rosto nos mais sofredores, pois se identifica com todas as vítimas inocentes da violência e exploração: «Tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim» (Mt 25, 35- 36).

      Nossa vocação, enquanto cristãos, é para a caridade. Nosso Senhor nos conferiu a missão de evangelizar os povos, o que significa transpor fronteiras e promover unidade, o que supera a mera tolerância. Esta é a “cultura do encontro”, da qual tanto nos fala o Papa Francisco e que nos parece a única forma de assegurar a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes origens e culturas.

    Os desafios são imensos, porém não contamos apenas com nossas forças, mas com a Providência divina para nos assistir na construção de pontes que restaurem pactos rompidos e promovam a unidade. O Espírito Santo de Deus derrame sobre todos vocês reunidos os seus dons, assegurando bons frutos aos trabalhos deste encontro.

                                                                      Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist.
                                                 Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário