terça-feira, 29 de novembro de 2016

Coordenação Nacional do Serviço Pastoral do Migrante reunida em Rio de Janeiro

Coordenação Nacional do Serviço Pastoral do Migrante reunida em  Rio de Janeiro na Igreja de Santa Cecilia em Botafogo dos missioneiros scalabrinianos.. Para avaliar o ano de 2016.
Na mística Padre Mario faz uma reflexão sobre o Advento: modo criativo de esperar , vivemos tempos carregados de “pressas” que nos mantém tensos; queremos resultados imediatos e nos angustiamos na impaciência

Moema Mirando Ir.franciscana  fala sobre igreja e mineração na exploração desses recursos , que passam a ser motivo condutor da economia , em contexto de crise, cresce o impulso para intensificar essa exploração.

Vitor Guimarães do movimento trabalhadores sem teto nos traz um grito de realidade  da moradia no Rio de Janeiro . Faz uma provocação ao Serviço Pastoral do Migrante . Como se envolver com a causa da moradia popular e das  ocupações  do ponto de vista de uma pastoral do migrante ?

Padre Paolo Parise da Missão Paz expõe as narrativas atuais da migração a necessidade de passar de políticas reativas a proativa e a política de migração deveria ser política transversal de todos os ministérios

Elizete Sant`Ána da Caritas do Parana faz um relato da migração e refugio a  chegada de refugiados a região sul do Brasil e a possibilidade de fomentar “rede do bem” para se contrapor as redes criminosas de exploração do trabalho dos migrantes.

Frei Dotto Assessor da CNBB fala da retomada e ações pastorais sociais e como pensar numa atuação unificada das pastorais sociais? A migração pode funcionar como uma causa que unifica as diversas questões  agrária, urbana, povo de rua, trafico humano etc.
Arivaldo Sezyshta o Bem Viver e decrescimento  e diz como a migração pode ser vista como resposta aos desafios políticos de hoje.

Gerard da fundação rosa de Luxemburgo faz uma reflexão do “retorno ao liberalismo”. Tratados comerciais assimétricos no plano internacional e como apoiar grupos de pesquisas e ativismo a questão da migração.

Adonia Prado do Grupo de pesquisa trabalho escravo contemporâneo fala do comprometimento com ensino , pesquisa , como trazer o tema da escravização do trabalho para a questão dos migrantes e do trafico de seres humanos.

Elle migrante de Uganda e Isabel contam a historia de vida na migração interna a importância das historias de vida como exemplo e sensibilização . Ellen de Uganda relata a vinda ao Brasil muitos itinerários de migração antes de chegar ao pais trabalho, exploração , enfrentamento ao racismo e a musica. Isabel fala sobre a agricultura familiar e urbana junto aos jovens. No relato da sensibilização elas dizem “ Tirar proveito de tudo na vida".

A reunia contou com a presença do Bispo Auxiliar Scalabriniano  da Arquidiocese de Porto Alegre  Adilson Pedro Busin.

Helion Povoa

Miguel Ahumada

www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário