quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Papa cria estrutura e assume setor dos refugiados e migrantes

O Papa Francisco anunciou  a criação de uma nova estrutura na Cúria Romana, dedicada ao “desenvolvimento humano integral”, que vai integrar quatro conselhos pontifícios existentes até agora, a partir de 1 de janeiro de 2017.
O organismo tem uma secção para os temas ligados aos refugiados e migrantes, "colocada temporariamente sob orientação" do próprio Papa.
O “Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral” vai ser presidido pelo cardeal Peter Turkson, natural do Gana, atual presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP).
Além do CPJP, a nova estrutura integrada nos organismos de governo central da Igreja Católica, no Vaticano, vai assimilar os conselhos pontifícios ‘Cor Unum’ (área da ação caritativa), Pastoral da Saúde e Migrantes/Itinerantes.
O ‘Motu Proprio’ (decreto pessoal do Papa) que institui o dicastério foi publicado hoje na sala de imprensa da Santa Sé, juntamente com o estatuto do novo organismo.
Os documentos foram aprovados por Francisco a 17 de agosto, acolhendo a proposta do Conselho de Cardeais, com elementos dos cinco continentes, que aconselha o Papa na renovação da Cúria Romana.
“Em todo o seu ser e agir, a Igreja está chamada a promover o desenvolvimento integral do homem à luz do Evangelho”, escreve o pontífice argentino.
O Papa sublinha no decreto de constituição do dicastério que este desenvolvimento tem lugar “mediante o cuidado dos bens incomensuráveis da justiça, da paz e da proteção da criação”.
A nova estrutura, acrescenta, visa “atender melhor às exigências dos homens e mulheres” a que a Igreja está chamada a servir.
Francisco precisa que este dicastério terá competências de modo particular nas áreas relacionadas com “as migrações, com os necessitados, os enfermos e excluídos, os marginalizados e as vítimas dos conflitos armados e desastres naturais, os presos, os desempregados e as vítimas de qualquer forma de escravidão e de tortura”.
A 17 de agosto o Papa tinha anunciado a criação uma nova Congregação na Cúria Romana para as áreas 'Leigos, Família e Vida'.

 Agencia Eclesia

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário