sábado, 6 de agosto de 2016

Migrantes retidos enfrentam temperaturas de 50 graus


Os primeiros alimentos, medicamentos e produtos de higiene já chegaram, mas a situação de emergência humanitária mantém-se para as mais de 75 mil pessoas que se encontram retidas numa das fronteiras entre a Síria e a Jordânia. Os migrantes não podem movimentar-se devido ao encerramento do posto fronteiriço jordano e enfrentam temperaturas que rondam os 50 graus. 

Informações veiculadas pela Rádio ONU, esta sexta-feira, 5 de agosto, indicam que os migrantes estão a abrigar-se em tendas improvisadas numa região do deserto e a passar por grandes dificuldades por falta de água e alimentação. Uma operação conjunta de várias agências da ONU conseguiu fazer chegar ao local alguns bens essenciais, mas que devem chegar apenas para um mês. 

O governo da Jordânia decidiu encerrar a área de fronteira com a Síria há mais de um mês, após um atentado ao posto fronteiriço. Antes, os migrantes eram auxiliados por organizações humanitárias, ainda em território sírio. Participam na operação o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e a Organização Internacional para Migrações (OIM).

Fatima Missionaria

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário