quinta-feira, 25 de agosto de 2016

HAITIANOS CRIAM ENTIDADE OFICIAL PARA DAR SUPORTE AOS ESTRANGEIROS QUE VIVEM EM JARAGUÁ E REGIÃO

Para oferecer apoio e dar acolhimento ao estrangeiro que desembarca em Jaraguá do Sul e região, os haitianos que se instalaram por aqui criaram oMovimento Social para Reunião dos Haitianos no Brasil (MOSPREHAB). O grande objetivo é ajudar com os encaminhamentos de documentação, assistência social, saúde e trabalho.
A primeira ação marcada pelo grupo na região do Vale do Itapocu, será uma reunião na próxima terça-feira (30), com o intuito de congregar os estrangeiros e verificar as condições em que cada um está vivendo. O encontro está marcado para aconteces às 19h, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Jaraguá do Sul.
Em entrevista cedida para a Rádio Jaraguá AM, o presidente do grupo François Louis, que mora no Brasil há pouco mais de três anos, comenta que o número de haitianos na região reduziu em relação ao ano passado. “Muitos voltaram para o Haiti, por causa da crise nas empresas, onde muitos foram demitidos”, explicou.
Palestra na CatólicaSC
Ainda dentro do tema da vinda dos haitianos para o Brasil, o Projeto Pensamento em Movimento, promovido pelo Curso de Direito da Católica, traz a palestra “Haiti: um olhar além da retina”. O evento está marcado para acontecer neste sábado (27), das 9h às 12h, no auditório da unidade de Jaraguá do Sul.
A entrada é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas no site da Católica.
A palestra será ministrada por Marina Canuto Correa – médica militar da Reserva do Exército brasileiro, 1ª Tenente de 2011 a 2015 e médica da ONU na missão de estabilização do Haiti em 2013. O objetivo do encontro é ampliar o olhar da ação médica-militar na missão de estabilização do Haiti.
Promovido pelo Curso de Direito desde 2015, o Projeto Pensamento em Movimento busca fomentar o debate e a reflexão sobre diversos temas do cotidiano.
A Católica SC fica na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau. Outras informações podem ser obtidas com o Setor de Extensão, pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail extensao@catolicasc.org.br.
Fontes: Jaraguá AM e CatólicaSC

www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário