quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Estrangeiros detidos na Imigração reclamam de atendimento médico


Cerca de 350 brasileiros estão vivendo nesses Centros de Detenção da Imigração.
Uma comissão formada por 10 pessoas, entre elas acadêmicos, médicos e membros de ONGs, realizou várias visitas aos Centros de Detenção e instituições da Imigração Japonesa entre abril de 2015 e março deste ano.
Durante as visitas os membros da comissão puderam conversar com os detentos e constataram que a maior parte das reclamações está relacionada aos problemas de atendimento médico e de saúde dos internos.
As várias visitas ocorreram nos três Centros de Detenção da Imigração Japonesa em Osaka, Ibaraki e Tóquio, e em dependências mantidas por aquela instituição localizadas em Hiroshima, Fukuoka, Iwate e Hokkaido, dentre outras províncias.
O resultado das visitas fez parte de um documento divulgado no dia 19 pelo Ministério da Justiça do Japão.
Durante as entrevistas feitas pelos membros da comissão com os detentos, alguns reclamaram que, como não podem deixar o local, a necessidade de pedido de internamento hospitalar é burocrático e demorado.
Nos Centros de Detenção existe atendimento ambulatorial, mas há casos em que o problema de saúde do detento está além do que o ambulatório instalado no local pode fazer. Os estrangeiros detidos querem que a administração do presídio contacte com mais rapidez o atendimento médico externo, caso haja necessidade.
Outra reclamação que apareceu várias vezes nas entrevistas foi feita pelos fumantes passivos, que têm que conviver com os fumantes do local.
As reclamações listadas no relatório foram acompanhadas das medidas que a administração das detenções estava tomando para resolver as demandas.
Em julho deste ano 14 estrangeiros residentes no Centro de Detenção de Osaka realizaram greve de fome por tratamento médico adequado e rapidez na regularização da situação de estadia deles no país.
Portal Mie
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário