quinta-feira, 14 de julho de 2016

União Europeia propõe pagar 10 mil euros por refugiado realocado

A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira (13) que seus Estados-Membros recebam 10 mil euros (cerca de R$ 36 mil) para cada solicitante de refúgio acolhido no âmbito do sistema de redistribuição de imigrantes, adotado pelo bloco no ano passado.
A ideia foi apresentada pelo comissário europeu para Migração, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, que também defendeu que cada país decida quantas pessoas poderá abrigar anualmente. "É uma janela genuína para fechar a porta às entradas irregulares", afirmou o grego.
Aprovado em setembro de 2015, o plano da União Europeia para lidar com a crise migratória prevê a realocação de 160 mil solicitantes de refúgio até o mesmo mês de 2017. No entanto, até maio passado, apenas 1,5 mil haviam sido redistribuídos.
Acordo
Essa política tem como objetivo dividir por toda a UE o peso do primeiro acolhimento a imigrantes que entram ilegalmente nas fronteiras europeias, hoje concentrado na Grécia e na Itália, que estão relativamente perto da Turquia e da África, respectivamente.
Contudo, o acordo enfrenta forte oposição do grupo Viségrad, formado por Eslováquia, Hungria, Polônia e República Tcheca, que são contra a obrigação de receber solicitantes de refúgio abrigados em outros países. Por conta disso, Bruxelas também estuda criar um sistema único de asilo, com procedimentos, critérios e padrões iguais em todos os seus Estados-Membros.
Isso evitaria que imigrantes pudessem escolher de que país querem receber proteção – muitos entram na Europa pela Itália e Grécia, mas se recusam a ser registrados nesses países para solicitar refúgio em Estados mais ricos, como a Alemanha.
Naufrágio
Enquanto a UE não encontra a melhor forma de combater a crise migratória, as tragédias continuam. Nesta quarta-feira, um naufrágio no litoral da ilha grega de Lesbos deixou quatro pessoas mortas, incluindo duas crianças – um menino e uma menina. O barco era proveniente da Turquia.
Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 2,9 mil indivíduos já morreram em 2016 tentando entrar ilegalmente na Europa pelo mar.


Ansa

EBC

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário